quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Programação do VIII EnconASA terá exposição de Carlos Drummond de Andrade


Participantes do EnconASA terão a oportunidade de conhecer sobre a vida e obra de Drummond | Foto: Aquivo FBB
Entre as atrações programadas para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) está a exposição intitulada “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”, em homenagem ao escritor, poeta e cronista brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A mostra segue paralela ao encontro, de 19 a 23 de novembro, no piso do segundo andar do SESC da cidade de Januária, em Minas Gerais.

“Drummond é um escritor mineiro, de grande reconhecimento em todo o país.Deixou uma obra valiosa para nós, brasileiros e brasileiras. Acredito que suas poesias, crônicas e livros tem muito a nos ensinar. É importante levar ao conhecimento do público deste EnconASA um acervo como o de Drummond", afirma a coordenadora executiva da ASA, Valquiria Lima.

A exposição faz parte do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, um dos parceiros do EnconASA, e busca difundir a obra de personalidades brasileiras que contribuíram para a transformação social, a formação da identidade cultural do país e para o seu desenvolvimento. A mostra contará com 16 painéis sobre a vida e obra de Drummond.
A Fundação realiza o Projeto Memória em parceria com a Petrobras e com a Associação de Amigos da Casa de Rui Barbosa, de herdeiros do escritor, e com a Fundação Casa de Rui Barbosa, responsável pelo acervo de Carlos Drummond. Em edições anteriores foram homenageados nomes como o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, entre outros.
Vida e obra – O escritor Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, na cidade de Itabira do Mato Dentro, em Minas Gerais. Entre suas obras mais conhecidas, o autor publicou Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema, coletânea de críticas e matérias resultantes do poema No meio do caminho. Publicou seu primeiro livro Alguma poesia, em 1930. Trabalhou como servidor público durante 35 anos e foi redator dos jornais Minas Gerais, Estado de Minas e Diário da Tarde. Atuou também como colaborador literário do Correio da Manhã e da Folha Carioca, dentre outros jornais importantes do país.

fonte do site da ASA

Nenhum comentário: