terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mística de encerramento anuncia o Rio Grande do Norte como sede do IX EnconASA

Ylka Oliveira - Asacom
Januária | Minas Gerais

Mística de encerramento do VIII EnconASA. | Foto: Josy Manhães
Uma mistura de alegria, culturas, ritmos e sonhos fez parte da mística de encerramento do VIII Encontro Nacional da ASA – Enconasa, nesta sexta-feira (23), no Sesc Laces da cidade de Januária, em Minas Gerais. Uma grande mandala, formada por pétalas representando os dez estados do Semiárido brasileiro – Nordeste e Minas Gerais (Norte e Vale do Jequitinhonha) – foi erguida por participantes do encontro realizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), que teve início na última segunda-feira (19).
A plenária com cerca de 700 pessoas recebeu com aplausos o momento da mística. Cada um dos agricultores e agricultoras e povos tradicionais do Semiárido puderam tocar a mandala, que desfilou pelo corredor principal da plenária. Passando de mão em mão, a flor do Semiárido foi contagiada pela energia do povo aguerrido. E numa grande roda, ao som de músicas tradicionais de Minas, os participantes dançaram e cantaram com emoção.
 
Após a mística, Helen Santa Rosa, comunicadora da ASA Minas, anunciou o próximo estado que sediará o IX Enconasa. No ano de 2014, será a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, que receberá as delegações da ASA para o encontro. Os cidadãos e cidadãs norteriograndenses, que lutam para impedir que as grandes empresas da fruticultura tomem conta da Chapada do Apodi, comemoraram a notícia com entusiasmo, entoando: “lutar e resistir pela Chapada do Apodi”.

Nenhum comentário: