quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CONTAG defende Reforma Agrária para superação da pobreza extrema

FOTO: Arquivo Pessoal

O secretário de Política Agrária da CONTAG participou nessa terça-feira (6 de novembro), de uma Audiência Pública no Plenário 3 da Câmara dos Deputados que teve como tema Avaliação das Políticas Públicas de Produção de Alimentos e Uso dos Agrotóxicos. Na ocasião, o secretário pontuou a necessidade de superar os problemas de pobreza extrema olhando para o todo. “Isso significa dizer que tem um modelo em curso baseado no Agronegócio, que não produz alimentos. E que o país precisa priorizar a Reforma Agrária e o Fortalecimento da Agricultura Familiar, em detrimento ao modelo que devasta o meio ambiente, produz com veneno, explora a mão-de-obra, aumenta o índice de doenças por envenenamento, detém o poder das sementes e mantém a terra presa”.

A Reforma Agrária e a Agricultura Familiar hoje são responsáveis por 70% da produção de alimentos no Brasil. Para o dirigente, investir nesses segmentos é o caminho para superar as condições de vulnerabilidade alimentar em todo o planeta.

Durante a Audiência Pública o secretário destacou alguns desafios:
- Reforma Agrária para garantir o meio de produção para os trabalhadores(as);
- Mudança na proposta de educação e formação formal em todos os níveis;
- Incentivo e protagonismo de práticas agroecológicas;
- Sustentabilidade socioambiental no campo e na cidade;
- Processo de comunicação onde tenha condições de mostrar as várias realidades existentes;
- Limitar a propriedade da terra no Brasil como ferramenta estratégica para barrar o avanço do modelo que não produz alimentos;
- Combater a estrangeirização da terra para evitar a perda da soberania nacional;
- Atualização dos índices de produtividade;
- Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) pública, gratuita e de qualidade.

Willian finaliza que se sente estimulado e desafiado no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) promover uma ampla discussão de Segurança Alimentar e que a CONTAG tem o compromisso de avançar na Reforma Agrária, fortalecendo a Agricultura Familiar para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. “A terra é o bem essencial para a produção de alimentos. Portanto, Reforma Agrária Já no Brasil para superar os males sociais que afetam o povo brasileiro”.

FONTE: Willian Clementino

Nenhum comentário: