terça-feira, 13 de novembro de 2012

ENFOC promove curso para formação política de lideranças sindicais

FOTO: César Ramos

Evocando a energia telúrica e embalado pela canção Mãe Terra, começou nessa segunda (12) e vai até o dia 22 de novembro, em Brasília, o segundo Módulo do Curso Nacional de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovido pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). As atividades envolvem reflexões, debates e interação de conhecimentos entre lideranças sindicais de todo o país, finalizando a última etapa do curso. Neste módulo será feito um amplo diálogo sobre as eleições municipais no Brasil e em outros Países, discutidas as Matrizes Estruturadoras do Desenvolvimento no Brasil e na América Latina; Democracia, participação e controle social; o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e outros assuntos relacionados à prática pedagógica e sindical.

O eixo temático do curso tratará da Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, tendo como unidade integradora os conceitos de Campo, Sujeito e Identidade. As unidades temáticas giram em torno da Formação Social e Projetos de Desenvolvimento em disputa – estado, sociedade, ideologia; Vida Sindical - História, Concepção e Prática Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e os eixos pedagógicos são a Memória, Identidade e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade. “Trabalhamos na perspectiva de qualificar a atuação política na disputa de projetos de sociedade, referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, visando ampliar a capacidade de o movimento responder às históricas e atuais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, esclarece Juraci Souto, secretário de Formação e Organização da CONTAG.

O quarto módulo do curso vai desenvolver um processo de formação militante, continuada e articulada em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, corresponsabilizando cada educando e educanda com os desdobramentos da estratégia de multiplicação criativa da ENFOC, além de estimular reflexões sobre as práticas educativas emancipatórias em consonância com o projeto de sociedade que o MSTTR pretende construir, objetivando influenciar novas dinâmicas relacionais, organizativas, produtivas e culturais. Com rssa ação a ENFOC quer favorecer vivências metodológicas e pedagógicas orientadas pelos princípios da Política Nacional de Formação – PNF e contribuir com o fortalecimento e consolidação de sua Rede de Educadores e Educadoras Populares. “A Escola da CONTAG é, possivelmente, nossa maior conquista e através da rede que está se formando, não tenho dúvidas de que seremos referência nacional e na América Latina. Vejo claramente a relevância disso para o movimento sindical. Precisamos agora sair daqui com diretrizes e propostas rumo à largada para os próximos 50 anos da CONTAG”, analisa Alberto Broch, presidente da CONTAG, na abertura das atividades do curso.

Aristides Santos, secretário de Finanças e Administração da CONTAG, também presente na solenidade de abertura, avalia o papel dos participantes do curso: “Vocês têm muito a contribuir com o processo de formação em seus estados, porque fazem parte da nova geração do campo brasileiro e estão tendo a oportunidade que não tivemos, de se qualificarem para o exercício de seus mandatos”. E, referindo-se ao 11º Congresso Nacional de Trabalhadores (as) Rurais da CONTAG, Aristides comenta: “A CONTAG tem muitos desafios pela frente e o Congresso é o momento em que pensaremos no modelo de desenvolvimento que queremos para os próximos anos. Somos fortes porque temos unidade e a ENFOC ajuda a qualificar pessoas para o melhor entendimento nesse processo, que nos levará a uma CONTAG ainda mais forte”, afirma o dirigente sindical.

Para Natalino Cassaro, secretário de Terceira Idade, “a formação é muito importante não só para a juventude, mas também para a terceira idade, que tem experiência acumulada no movimento sindical rural ao longo dos últimos 50 anos. Esse é um espaço democrático, de debates, e o MSTTR precisa de gente com coragem para fazer uma discussão qualificada”, diz ele.

Juraci Souto reafirmou, na ocasião, a importância da ENFOC no cenário nacional e internacional e analisou a ocasião oportuna em que o curso é realizado: “O quarto módulo acontece no momento em que os estados também realizam seus respectivos cursos estaduais e isso nos permite lidar com uma boa agenda. Também tivemos a oportunidade de estar envolvidos de forma mais qualificada no momento das eleições municipais. Por fim, quero lembrar que esse curso faz parte de um processo de preparação para o CNTTR e que temos o papel de animar nossos delegados a participar do Congresso”.

A abertura política do curso contou com uma mística de celebração do reencontro quando, na ocasião, foram firmados os acordos de convivências e rememorados aspectos do I Módulo e a Matriz pedagógica do segundo, destacando a luta e a resistência como motivadoras da construção de um projeto popular de sociedade e o papel da educação popular. Para o período da tarde de hoje estão previstas análises da conjuntura pós- eleitoral: cenários, tendências e os desafios para a ação sindical.

fonte da contag

Nenhum comentário: