quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pepe Vargas ressalta a importância do setor leiteiro na agricultura familiar

Pepe Vargas ressalta a importância do setor leiteiro na agricultura familiar

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou nesta quinta-feira (8), do encerramento da 1ª Conferência Nacional do Leite, no auditório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. Promovido pela Subcomissão do Leite – Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o encontro tem por objetivo a elaboração de novas diretrizes para o setor leiteiro brasileiro, bem como fomentar a elaboração de uma política nacional do leite.
Pepe enfatizou a importância do setor para a agricultura familiar e o apoio dado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O ministro destacou, ainda, que 80% dos estabelecimentos rurais do Brasil que produzem leite são de agricultores familiares, o que significa 1,1 milhão dos 1,3 milhão estabelecimentos totais. “A cadeia produtiva do leite é de longe a mais importante da agricultura familiar brasileira, 58% da produção do leite vem da agricultura familiar”, frisou.
As políticas públicas do ministério que, nas ultimas décadas, desempenharam importante papel no desenvolvimento do setor foram citadas pelo ministro, que observou que os avanços são positivos, mas não satisfatórios. “Se a cadeia produtiva do leite tem um peso forte na agricultura familiar é porque temos políticas públicas para esse setor, mas ainda precisamos aperfeiçoar”, considerou.
Dentre os programas citados pelo ministro estão o Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (Pgpaf). Segundo ele, 40% dos créditos de investimento do Pronaf estão destinados à cadeia produtiva do leite por meio das linhas de crédito Mais Alimentos e Agroindústria. Pepe ressaltou que no último Plano Safra o limite de crédito do Pronaf Agroindústria aumentou de R$ 10 milhões para R$ 30 milhões. “Pensando, justamente, entre outras cadeias produtivas, na do leite que tem expressão importante das nossas cooperativas”, esclareceu.
Os principais pontos discutidos durante a Conferência foram consolidados em um documento e entregues aos ministros Pepe Vargas e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Conferência Nacional do Leite A conferência teve início nessa terça-feira (6) com reuniões de grupos temáticos nas sedes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre os assuntos abordados estão sanidade animal, vigilância sanitária, custo de produção, pesquisa, assistência técnica e extensão, políticas de crédito, infraestrutura e logística, tributação e proteção de mercado.

fonte do MDA

Nenhum comentário: