sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Formatura da 4ª Turma Nacional da ENFOC é marcada por emoção e homenagem aos Guaranis Kaiowás

FOTO: Julia Grassetti

Aconteceu na noite desta quinta-feira (22 de novembro), no auditório da CONTAG, em Brasília, a cerimônia de conclusão do Curso Nacional em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A formatura da 4ª Turma “Juraci Moreira Souto – Somos Todos Guaranis Kaiowás” foi marcada pela reafirmação de compromissos para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).

A mesa foi composta pelos membros do Conselho Político Gestor da ENFOC: presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelos secretários David Wylkerson (Secretaria Geral), Juraci Souto (Formação e Organização Sindical), Aristides Santos (Finanças e Administração), Elenice Anastácio (Jovens Trabalhadores/as Rurais), representantes das cinco regionais e pela secretaria geral da COPROFAM, Alessandra Lunas, também vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG. A solenidade também contou com a presença de diretores da Confederação (Antoninho Rovaris, Antonio Lucas, José Wilson, Natalino Cassaro, Rosicléia Santos Azevedo e Willian Clementino), de presidentes das FETAGs e outros convidados.



Ao fazer sua saudação inicial, Alberto Broch agradeceu e parabenizou toda a turma. “Estamos fazendo história, essa é a quarta turma. Cada experiência é um passo dado pela nossa escola de se transformar em uma referência de formação político-sindical no país, principalmente para fortalecer o nosso PADRSS. É enorme o desafio que o mundo nos traz para fazer sindicalismo. Portanto, o meu desejo é que vocês, com esse ensinamento e mudança de percepção política, se tornem luz para iluminar os caminhos que levam para o fortalecimento do nosso movimento sindical. Nunca se esqueçam que se vocês estão aqui hoje é porque existe um sindicato, uma federação e uma confederação.”

Elenice Anastácio destacou a importância desse momento. “Esse é um momento muito importante na vida de vocês e do movimento sindical, uma vez que estamos construindo os 50 anos da CONTAG. As transformações que queremos precisam se dar pelo nosso projeto alternativo. Vão levar para a vida toda que ninguém sabe tudo. A escola defende uma educação diferente, valorizando os saberes. Se vocês sonham, estou com vocês. E quero que vocês estejam nos meus sonhos.

Em nome da COPROFAM, Alessandra Lunas informou que a entidade também desenvolve um processo de formação e multiplicação. “Essa experiência da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG) tem sido fonte de troca de sabedoria para nós. Não é possível fazer luta sem organizações fortes.” A dirigente também saudou a luta latino-americana.

COMPROMISSO – Já o secretário Juraci Souto comemorou a formatura da 4ª Turma Nacional. “Neste momento, reafirmamos a estratégia de formação da CONTAG.” O dirigente agradeceu aos dirigentes sindicais presentes a dedicação dada às atividades formativas nos estados e municipais. São mais de quatro mil pessoas que já participaram das atividades de formação da nossa Escola.” Juraci resgatou a jornada dessa turma iniciada em julho desse ano. “Uma turma que soube se fazer enquanto grupo, mesmo com as diferenças regionais e culturais.”

O secretário também deixou uma mensagem aos novos educadores e educadoras populares da ENFOC: “A caminhada ainda é bastante longa. Não tenho dúvida de que vocês terão a mesma sabedoria em participar das etapas seguintes para multiplicar de forma criativa os conhecimentos.”

HOMENAGEM – Os educadores e educadoras populares homenagearam a Diretoria Executiva da CONTAG, a equipe pedagógica da ENFOC e, de forma especial, o secretário Juraci Souto.

Os oradores da turma iniciaram a fala com a seguinte frase: “na rua dos sonhos, por um mundo melhor, passaram muitas pessoas.” Eles destacaram a luta dos indígenas, dos quilombolas, das Ligas Camponesas e de líderes que foram assassinados nesta luta. “O que levamos daqui? Levamos a certeza de que somos educadores e educadoras populares que compõem a Rede Nacional da ENFOC, e que somos todos Guaranis Kaiowás”, finalizaram os oradores.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: