quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ASA conta as horas para início do seu VIII Encontro Nacional

Mais de 600 pessoas ocuparão Januária (MG), na próxima semana, para discutir e planejar as ações da Rede
Daniel Lamir - ASAcom

Agricultores exibem arte do VIII EnconASA | Foto: Arquivo ASA Minas
Faltam cinco dias para o início do VIII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido  (EnconASA). A contagem regressiva anuncia a reta final nos preparativos do evento, que acontece de 19 a 23 de novembro, em Januária, no Norte de Minas Gerais.  Nove comissões organizadoras e uma secretaria estão fazendo os últimos ajustes para a realização das plenárias, oficinas temáticas, visitas de experiências, feira e debates.

Ao mesmo tempo, agricultores e técnicos de todos os estados nordestinos e do Semiárido mineiro estão aprontando suas malas para viajar, trocar experiências e dialogar sobre políticas públicas de convivência com o Semiárido. A maior parte das delegações chega a Januária no domingo.
“Após as longas viagens das delegações estaduais, vamos nos esforçar para oferecer acomodações confortáveis a todos os participantes. Estamos revendo a questão da alimentação e elaborando planos para imprevistos, como a possibilidade de chuva, por exemplo, em atividades ao ar livre”, afirma a coordenadora da ASA Minas, Marilene Alves, mais conhecida como Leninha. 
O agricultor familiar Vilmar Lermein, que mora na comunidade de Serra dos Paus Dóias, no município de Exu, no sertão pernambucano, segue nesta sexta-feira (16) para Januária. Vilmar vai apresentar a sua experiência no campo da segurança alimentar e nutricional, que ajudou a própria família a ter alimentos de qualidade para consumir e comercializar, mesmo no atual período de estiagem.

De uma cidade um pouco mais distante, sairá a agricultora Fátima Alves. Para participar pela primeira vez do EnconASA, dona Fátima vai se ausentar durante pouco mais de uma semana do sítio Juá, no município do Crato, no Ceará, onde ela cuida de um quintal produtivo. A agricultora cearense conta as horas para chegar ao Norte de Minas cheia de vontade para interagir nos momentos de diálogos.

“Este [EnconASA] vai ser um espaço para conhecermos e lutarmos por nossos direitos. Além disso, ao conhecermos mais, temos a obrigação de repassar esses aprendizados para as pessoas de nossa comunidade. Cada comunidade possui uma experiência diferente, e, através da observação de outros casos, podemos melhorar as condições no local onde moramos”, destacou dona Fátima. 
Durante os cinco dias do Encontro, as atividades vão contemplar o protagonismo de famílias e grupos de agricultores, a definição das linhas de atuação da ASA para os próximos anos, além do diálogo com representantes governamentais para superação da pobreza e da miséria no país.

A programação do EnconASA favorece ainda o olhar para as próprias ações da Articulação. De acordo com Leninha, o momento propiciará as reflexões sobre a trajetória da ASA ao longo dos últimos 12 anos e as prospecções para o futuro das ações e programas voltados para a convivência com o Semiárido.

“É um momento que vai sinalizar a nossa atuação. Estamos ampliando a perspectiva para além da água e da terra. Temos olhado para outros elementos como as sementes, questão de gênero, educação e segurança alimentar”, avalia a coordenadora da ASA Minas.
Todo o conteúdo das atividades farão parte de uma carta política intitulada “Documento Final do VIII EnconASA”, que será lida ao final e encontro, no dia 23 de novembro,  e servirá de referência para a atuação da rede nos próximos anos.

Para garantir que o debate do VIII EnconASA ultrapasse os limites de Januária, as notícias serão postadas diariamente no endereço www.oitavoenconasa.org.br. O EnconASA também será destaque no Facebook e no Twitter. Para os participantes será garantido um resumo diário de tudo sobre o encontro, através do boletim Opará.

Nenhum comentário: