quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONTAG permanece mais três anos como conselheira no CNS


Na última terça-feira (27 de novembro) aconteceu o processo eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2012-2015. A CONTAG foi reeleita como representante dos usuários(as). Além da Confederação, foram eleitas no mesmo segmento mais 23 entidades como titulares e outras 48 nas suplências. No ramo de trabalhadores foram garantidas 12 representações titulares, mais 24 como suplentes. Entre os prestadores de serviços de saúde foram escolhidos 4 titulares e 8 nas suplências. Os gestores ainda indicarão seus representantes.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, a CONTAG participa desde o início da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e há muitos anos do CNS. “O fato de a CONTAG ser a maior Confederação da América Latina e representar mais de 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do campo, das águas e das florestas, a credencia inclusive para disponibilizar o nome para a Presidência do CNS, como forte candidata.” O dirigente completou que o público organizado pela CONTAG é composto praticamente por 100% de usuários do SUS. “Então, se faz necessária a nossa participação nesta instância para pautarmos os serviços públicos ofertados pelo SUS, especialmente porque somos o porta-voz do público que mais necessita do atendimento”, disse o sindicalista.

A posse das novas entidades e movimentos acontecerá em 13 de dezembro, quando também serão eleitas a Mesa Diretora e a Presidência do CNS.

FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário: