sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MDA divulga resultado da primeira chamada de Assistência Técnica Sustentável


MDA divulga resultado da primeira chamada de Assistência Técnica Sustentável
Foto: Andrea Farias/MDA
A primeira chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com foco no desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção selecionou 31 entidades prestadoras de serviços. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A iniciativa deve beneficiar cerca de 60 mil agricultores familiares de todas as 27 unidades da federação.
A boa notícia  foi dada durante o segundo dia da III Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (link p/hotsite)  - Brasil Rural Contemporâneo, que segue até o dia 25, no Rio de Janeiro. “Estamos divulgando os resultados da primeira chamada pública de Ater para o tema de sustentabilidade, que envolve o atendimento de aproximadamente 60 mil agricultores familiares. Cerca de 600 técnicos de Ater devem trabalhar para auxiliar os produtores rurais”, explica o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini.
Outra novidade apontada pelo secretário é que o monitoramento às famílias deve durar mais tempo do que as chamadas de Ater convencionais, que costumam ser executadas em um ano. A da sustentabilidade pode ser aplicada ao longo de 36 meses. “Serão investidos R$ 170 milhões. Oferecemos um programa forte de formação de assistência técnica e monitoramento, que vai resultar na adequação, a cada ano, da redução do uso de agrotóxicos nessas propriedades, trabalhando o manejo dos solos, redesenhando sistemas de produção mais diversificados e potencializando o mercado”, detalha Bianchini.
As entidades aprovadas apresentaram propostas que contemplavam a organização e estruturação socioprodutiva e ambiental das unidades familiares de produção; a diversificação de produção e renda, segurança alimentar e nutricional das famílias; a disponibilização e geração de tecnologias sustentáveis e adequadas aos agricultores familiares; a potencialização do acesso a mercados locais e regionais, institucional, diferenciados entre outros; e a articulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar. A chamada foi lançada em outubro passado. Com a divulgação do resultado, a previsão do MDA é que as famílias comecem a ser atendidas ainda no primeiro trimestre de 2013.

Nenhum comentário: