terça-feira, 10 de maio de 2011

Vice- presidente da FETARN concede entrevista ao blog DE SUENI DE CERRO CORÁ



          O Sr. Francisco José da Silva, vulgo Chiquinho, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN em entrevista ao blog Notícias Rurais abordou assuntos de enorme importância para o meio rural brasileiro.
          Questionado sobre assuntos que o mesmo defende quanto diretor da FETARN e profissional citou:
"A qualificação profissional e das Organizações Não Governamentais – ONGS e do pessoal para ter acesso as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e que gere renda para este público e suas comunidades rurais. Percebe-se a necessidade da Assessoria e Assistência Técnica qualificada para o agricultor familiar, pois existe uma estagnação e não tem atendimento de maneira contínua da assistência técnica nem a 10% da população rural.  
            Em continuação o entrevistado questionado sobre a visão das cadeias produtivas da região do Seridó e de forma mais abrangente da política territorial o nosso entrevistado comentou:
             - “A produtividade agroecológica, beneficiamento e inserção de mercado. É momento de integrar a territoriais já são uma realidade em consonância com o governo federal e no caso do Seridó houve o levantamento das cadeias produtivas do leite e da fruticultura, mas necessitamos da visão que incide sobre política territorial existente e torná-la um beneficio para a população principalmente o desenvolvimento das zonas rurais com projetos estruturantes e esquecer a visão só da zona urbana. É de grande importância tirar da teoria e aplicar na prática todas as idéias grandiosas expostas nas reuniões e que desenvolvam objetivos comuns com toda a participação dos gestores públicos e entidades parceiras do MSTTR”.
                       
        Outro assunto importante para o desenvolvimento da qualidade de vida da população rural depende do nível de organização social no campo e que exista a associação com as políticas públicas que não deixe a desejar por falta de conhecimentos e de apoio, pois é importante o incentivo da qualificação tanto técnico quanto pessoal. A nossa juventude rural é nossa fonte de preocupação com o futuro, haja vista que, o acesso a educação associando o conhecimento teórico à prática é importante levando-se em consideração a aptidão de cada jovem. Atualmente a marginalidade vem tomando conta até da juventude do meio rural por fatores como: a ociosidade que acaba transformando-se num mundo de acesso a marginalidade, drogas, violência e o outro lado é a população jovem que não se conforma com a falta de trabalho e torna realidade o êxodo rural deixando sua realidade para ir buscar melhoria em outras regiões como é o caso da juventude que é explorada no Centro Sul do país e isso nos preocupa e precisamos buscar apoios e incentivar alternativas para a juventude do nosso semi-árido brasileiro.
       A base do desenvolvimento sustentável com dignidade depende de uma boa qualificação, da participação dos gestores públicos, atores sociais, e das políticas públicas que venham a beneficiar o meio rural brasileiro. E incentivamos e buscamos com muitas lutas e ações a participação na construção de políticas públicas que promovam uma melhor qualidade de vida para o homem, a mulher, o jovem, o idoso do campo, afirmou o Sr. Francisco José.

Nenhum comentário: