terça-feira, 24 de maio de 2011

Contag acirra articulação para votação do Código Florestal
24/05/2011
As notícias que chegam dos bastidores da Câmara não agradam a diretoria da Contag que está nesse momento no Congresso acompanhando as movimentações dos deputados para a possível votação do Código Florestal.

A diretoria se reuniu hoje (24), pela manhã com o deputado Assis do Couto (PT-PR), para discutir as ações que seriam feitas no dia. Em seguida, a diretoria e a assessoria seguiram para um plantão na sala da liderança do governo na Câmara.

A Contag também distribuiu um documento que reafirma sua posição de mudanças no Código Florestal, que foi acertada durante a reunião, semana passada, com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.

Questionado pelos líderes da Contag se o relatório contemplava a reivindicação da inclusão do conceito da agricultura familiar, conforme prevê a Lei 11.326/06, o deputado Aldo Rebelo disse que os quatro módulos estão assegurados. Entretanto não é essa emenda que a Contag apresentou como conceituação da agricultura familiar, os líderes sindicais continuam na Câmara acompanhando os desfechos.

A vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas, defende o tratamento diferenciado à agricultura familiar em vários itens tratados no relatório do deputado Aldo Rebelo. “Nós não produzimos para exportação e desempenhamos um papel social e econômico diferente do modelo do agronegócio, além de preservarmos o meio ambiente com uma produção sem agrotóxicos”, afirma Lunas.

A secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosicleia dos Santos, também lembra que o tratamento diferenciado reivindicado pela Contag no Código Florestal conceitua os dois tipos de agricultura que existem no Brasil. “Isso acaba com a idéia de que só existe o modelo agroexportador, pois somos nós da agricultura familiar o alimento que vai à mesa do brasileiro”, confirma a sindicalista.

Nenhum comentário: