quarta-feira, 18 de maio de 2011

GTB 2011 afirma a sucessão rural, a partir do fortalecimento da institucionalidade das políticas de juventude rural.


Foto Cesar Ramos

A juventude rural da CONTAG avalia positivamente os resultados das negociações do GTB 2011, especialmente sobre as questões da institucionalidade da política de juventude rural, no âmbito do governo Federal.
Ao longo das semanas de negociação e mobilização do GTB 2011, a juventude destacou em sua pauta, a necessidade de criar no âmbito do MDA uma instância de Coordenação e Articulação das Políticas de Juventude Rural, com vistas a consolidar ações de governo mais integradas, que promovam sucessão rural.
A Presidenta Dilma Roussef, em seu discurso, durante a audiência de encerramento do GTB 2011 (onde estiveram presentes lideranças jovens do MSTTR), comprometeu-se com a criação da Coordenação de Juventude Rural dentro do MDA, encaminhando que este ministério deverá garantir as condições para a estruturação desse espaço.
Maria Elenice Anastácio, Secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, entende que esta instância contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude rural mais integradas e alinhadas a concepção de desenvolvimento rural Sustentável e Solidário. “Nós, da juventude da CONTAG, entendemos que este espaço deve estar em constante diálogo com as diferentes áreas do governo, tratando de políticas estratégicas para garantia de sucessão rural, que vão desde o acesso, pelos/as jovens, à educação do campo, à terra, à saúde, ao trabalho e renda, e, nesse sentido, está instância de coordenação, deve contribuir com o fortalecimento da política nacional juventude” afirma Elenice Anastácio.
F: Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG

Deputada potiguar defende uma política diferenciada para agricultura família

Fátima participa do Grito da Terra Brasil
Cerca de cinco mil trabalhadores rurais participaram nesta quarta-feira(18) na Esplanada dos Ministério em Brasília da 17ª edição do Grito da Terra Brasil. O evento foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
Na saudação aos participantes da manifestação, a deputada Fátima defendeu a aprovação de um Código Florestal que atenda aos interesses dos agricultores familiares. Na ocasião também incentivou os participantes do Grito da Terra para se apropriarem do debate em torno do PNE(Plano Nacional de Educação) “que deve refletir a realidade educacional no campo”.

MINISTROS ANUNCIAM AVANÇOS NO ENCERRAMENTO DO GTB

Os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, compareceram ao evento de encerramento do Grito da Terra Brasil para anunciar o resultado das negociações do movimento sindical do campo com o governo federal.

Além da disponibilização de crédito para os agricultores(as) familiares, outras políticas avançaram como a questão do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), da habitação rural e da articulação do governo brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para o estabelecimento do Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Segundo o ministro do MDA, a presidenta Dilma Rousseff determinou a implantação imediata do Suasa. Já o ministro Gilberto Carvalho transmitiu o descontentamento da presidenta com o fato do Suasa, criado pelo ex-presidente Lula, ainda não estar em funcionamento. “Ela ficou muito irada quando viu quantas dificuldades foram colocadas para impedir que o leite, os embutidos e o queijo não circulem para além dos municípios”, completa. Os ministros confirmaram que a posição do governo é que esse problema seja resolvido em até 30 dias.

Carvalho também anunciou que o governo vai olhar com carinho para a questão do endividamento agrícola. “O governo se dispõe a fazer um novo estudo e fazer um diálogo com vocês. Vamos achar uma saída para essa dívida que eu sei que maltrata e preocupa a cabeça de todas as famílias agricultoras”, promete.

Outra política que avançou nesse ano foi a de habitação rural. O ministro Gilberto Carvalho assumiu que ficou escandalizado com as exigências que o próprio governo impõe através da Caixa Econômico Federal para os brasileiros realizarem o sonho da casa própria. “A presidenta determinou hoje de manhã a criação de uma superintendência especial para a habitação rural na Caixa para simplificar o processo”, anuncia. Carvalho informa ainda que Dilma assumiu o compromisso de atender a todas as demandas habitacionais da população do campo.

Quanto ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, o governo federal anunciou também que vai se incorporar ao movimento de apoio encaminhando à ONU um documento chamando para a participação do Brasil nesse processo.

Depois do anúncio, o presidente da Contag, Alberto Broch, agradeceu a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais na 17ª edição do Grito da Terra Brasil e desejou um bom retorno aos estados.

Nenhum comentário: