segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais uma liderança rural é brutalmente assassinada

O Movimento Sindical do Campo assistiu perplexo na última sexta-feira (27/5) mais um caso de extrema violência cometida contra trabalhadores (as) rurais: o assassinato do líder sindical Adelino Ramos. Dinho, como era conhecido, foi alvejado com cinco tiros enquanto vendia frutas e verduras numa feira da cidade de Lábria (AM), divisa com Acre e Rondônia. 

Segundo uma fonte, que prefere não se identificar por temer represálias, o trabalhador rural já havia informado à ouvidoria agrária e a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) da região sobre as ameaças de morte que vinha recebendo durante uma audiência ocorrida em julho do ano passado.

Na oportunidade, ele denunciou madeireiros e grandes proprietários da região pela exploração ilegal de madeira e pelo crime de grilagem de terras. Ainda de acordo com a fonte, assim como ele outras pessoas também estão na lista dos marcados para morrer.

O enterro do líder sindical ocorreu no sábado (29/5). Ele deixou esposa e filhos.
Assim como em outros episódios recentes, a Contag exige dos governos estadual e federal medidas emergenciais no sentido de dar segurança e apoio aos trabalhadores (as) rurais. Enquanto nada é feito muitos vêm perdendo suas vidas em prol da luta por um campo mais justo e solidário.

O movimento sindical do campo repudia a violência acometida e se solidariza com os parentes e amigos do companheiro Dinho neste momento.

Nenhum comentário: