segunda-feira, 23 de maio de 2011

Presidente da Contag participa de evento na Bélgica
23/05/2011

O presidente da Contag, Alberto Broch, participa nesta segunda-feira (23) de um workshop na Conferência do Comitê Europeu Econômico e Social sobre segurança alimentar global, que acontece em Bruxelas, na Bélgica. O dirigente, que está chefiando a delegação brasileira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) no evento, fez uma apresentação sobre Segurança Alimentar como um direito.

De acordo com o sindicalista, para que a soberania alimentar seja garantida é preciso que sejam assegurados os recursos naturais, como terra, água e insumos necessários a produção. Broch defende que, para garantir a segurança alimentar é preciso instituir políticas públicas de fortalecimento da agricultura de base familiar e fomentar a produção de alimentos de boa qualidade, além de fortalecer os instrumentos de compra pública, armazenamento e distribuição de alimentos.

“No Brasil, por exemplo, o direito à alimentação de qualidade está explícito no artigo sexto da Constituição Federal”, informa o presidente da Contag. O dirigente fez um resgate das medidas tomadas pelo governo do ex-presidente Lula para combater a fome no País, como a criação do Programa Fome Zero, do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), dentre outros.

Broch destacou que somente entre 2009 e 2010 foram aplicados R$ 360 milhões no PAA, que beneficiaram cerca de 98 mil famílias. Quanto ao Pnae, o orçamento previsto para 2011 é de R$ 3,1 bilhões. “Esse montante irá beneficiar 45,6 milhões de estudantes da rede básica e de jovens e adultos”, comemora o dirigente.

Nesse sentido, o sindicalista reforça a importância da agricultura familiar no sucesso desses programas. Afinal, segundo Broch, o setor é o principal fornecedor de alimentos básicos para a população brasileira. “Somos responsáveis por cerca de 87% da produção de mandioca, 70% da produção de feijão e 58% da produção de leite”, enumera.

Nenhum comentário: