segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ministros participam da abertura das negociações do Grito da Terra

Foto: Ubirajara Machado / MDA

Ministros participam da abertura das negociações do Grito da Terra
09/05/2011 02:50
Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participaram nesta segunda-feira (9), em Brasília (DF) da reunião que marca o início da negociação da pauta de reivindicações apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ao governo federal.
O ministro Afonso Florence destacou que este é momento do diálogo entre governo e movimento para responder a pauta da entidade. “Nós temos reuniões durante toda essa semana, com as secretarias do MDA, ao mesmo tempo em que construímos agendas com diversos ministérios e com a Presidenta Dilma". Florence também ressaltou que as políticas públicas do governo federal para o meio rural dialogam com os temas da pauta da entidade. "O Pronaf, o Mais Alimentos e a manutenção do crédito para a produção são exemplos do que está dando certo no Brasil. E a agenda da Contag reforça o dialogo sobre esses temas".
O presidente da Contag, Alberto Broch, destacou como foco da pauta deste 17º Grito da Terra a construção de um Brasil rural sustentável. “Na abertura das negociações, quero ressaltar a importância de avançarmos mais nas políticas públicas para os homens e mulheres do campo, aliando o combate a fome com a redução das desigualdades regionais, de gênero e de geração, reforçando as condições para o desenvolvimento sustentável”.
Uma pauta generosa que pensa o país como um todo. Essa é a visão do ministro Gilberto Carvalho sobre as proposições da Contag. O ministro pontuou que a ampla pauta precisa ser pensada em conjunto para os próximos quatro anos. "Quando a presidenta Dilma recebeu a pauta da Contag, deixou muito claro que ela quer o governo aberto para o dialogo. Sabemos que esta conversa deve combinar duas coisas, muita transparência e muita fraternidade”.
O evento contou com a presença da Secretária Executiva do MDA, Márcia Quadrado, do presidente do Incra, Celso Lacerda, da Secretária de Mulheres da Contag, Carmen Helena Foro, Severine Macedo, Secretária Nacional da Juventude além de representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde, Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Cultura, Minas e Energia.

Nenhum comentário: