terça-feira, 31 de maio de 2011

Lideranças sindicais retomam discussão sobre territorialidade



O aprofundamento do desenvolvimento territorial é o foco do seminário nacional que termina nesta quarta-feira (1º/06) na sede da Contag, em Brasília. Participam membros das federações dos trabalhadores (as) rurais, representantes do coletivo nacional de desenvolvimento territorial, dirigentes e lideranças sindicais, monitores (as), articuladores estaduais das ações nos territórios, a diretoria e assessoria da Contag, os coordenadores regionais, além do monitor nacional e do consultor nacional.

O evento é de caráter participativo e busca refletir, aprofundar e delinear caminhos de atuação do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais na perspectiva do desenvolvimento e da territorialidade e definição de estratégias de atuação junto à política de desenvolvimento territorial.

O primeiro painel desta terça-feira abordou o desenvolvimento como estratégia de execução de políticas públicas e ação sindical. Na oportunidade, o professor da Universidade Federal de Viçosa, Marcelo Miná, apresentou o conceito básico de territorialidade. Ele lembrou que a noção baseia-se em um processo político de afirmação – pelos atores sociais – de significados e sentidos aos territórios e às ações que neles acontecem, instituindo relações de poder para realização de projetos sociais.

Um dos coordenadores do evento pela manhã, o secretário de Políticas Sociais, José Wilson, reiterou a fala do painelista e disse que “cabe ao movimento sindical do campo se apropriar cada vez mais do assunto para buscar junto ao governo o reconhecimento desse espaço como um espaço que necessita de políticas de desenvolvimento e efetivação dos direitos dos homens e mulheres do campo”.

O evento contou ainda na manhã desta terça com a presença do secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues Souza, que fez uma saudação aos participantes.

Nenhum comentário: