quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMPANHEIRO JOCELINO DANTAS DO STTR DE JANDAIRA ACOMPANHA AUDIÊNCIA COM A SRA ESTA TARDE

Agora tarde dia 11, Jocelino Dantas estará com o Grupo de negociação da reforma agrária na Secretária Nacional de Reordenamento Agrário - SRA/MDA para tratarem da pauta do 17º Grito da Terra Brasil em 2011. O objetivo de agora a tarde é negociar pontos relacionados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF e questões relacionadas a gel referenciamento de areas de reforma agrária.

Os dirigentes deverão serem recebidos pelo Secretário Nacional de Reordenamento Agrário Adhemar Almeida, as 14:00 horas.

CONTAG AGUARDA RESPOSTAS MAIS CONSISTENTES POR PARTE DO INCRA

Nesta terça-feira (10), foi realizada durante todo o dia a audiência com o Incra para tratar das questões agrárias. A comissão de negociação do movimento sindical do campo buscou pautar os pontos principais, onde um deles foi a obtenção de áreas para assentamentos. Segundo o secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino, a reivindicação é assentar 150 mil famílias em todo o País. Mas o Incra sinalizou com a possibilidade de assentar apenas 40 mil famílias. “Dentre essas 40 mil famílias, nós temos que levar em consideração a importância de assentar a juventude, a terceira idade, mas também repensar a condição de assentar os atingidos pela mecanização no assalariamento rural”, explica o sindicalista.

Clementino completa que o objetivo também é avançar em um conjunto de atividades com as superintendências regionais para que o MSTTR possa desencadear todo um processo do Grito da Terra nos estados.

Nesse sentido, ele acredita que a negociação deveria ter avançado mais. Porém, a equipe de negociação entende que o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário passam por um momento de fragilidade com o atual processo de transição na diretoria nacional. “Nós sabemos que a instabilidade dos diretores da gestão anterior tem sido um ponto de fragilidade para as respostas do Grito da Terra. Mas, nós podemos ter respostas mais consistentes na segunda-feira”, espera o secretário.

Ficou agendado para esta quarta-feira (11), reunião com as diretorias de obtenção de terras e de desenvolvimento de projetos de assentamentos onde serão discutidas algumas questões referentes às áreas que estão para decreto na Casa Civil, para decreto no Título da Dívida Agrária (TDA), mas que não têm liberação de recursos. Willian disse que pretende debater também sobre os recursos que estão em contas das associações para possível liberação em vista de créditos de instalação, habitação, ou seja, créditos iniciais como um todo.

A previsão é que as negociações com o Incra prossigam até a próxima sexta-feira (13) com as demais áreas de atuação do instituto, já que o movimento sindical também se relaciona com a Funai e com comunidades tradicionais. Para o dirigente da Contag, a expectativa para essa edição do GTB ainda passa por um momento de muita fragmentação. “Nós estamos acreditando que nesses próximos momentos de negociação, com os grupos mais em separado, possamos avançar mais.”

O Incra foi representado na audiência pelo presidente, Celso Lacerda, e pelos representantes das diretorias de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, Vinícius Ferreira de Araújo, e de Obtenção de Terras, Luciano Brunet, e pelo procurador federal do Incra, Junior Fideles. Pela Contag, foram mais de 40 lideranças dos 26 estados e do Distrito Federal e o secretário de Política Agrária, Willian Clementino, e a assessoria desta pasta.

Nenhum comentário: