segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto Aprisco quer melhororar caprinocultura do estado do RN.

 

De acordo com o secretário da pasta, Betinho Rosado, o objetivo do programa - que investirá este ano 350 mil reais em convênio firmado com a Sudene -, é prestar assessoria técnica para famílias beneficiárias, de forma integral e continuada, concentrando esforços no sentido de inserir os pequenos produtores familiares na cadeia produtiva da caprino-ovinocultura, buscando cada vez mais qualidade, competitividade e sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Antonio Carlos Magalhães, coordenador geral do projeto informou que os técnicos envolvidos no atendimento aos criadores, foram treinados na semana passada na Estação Experimental da Emparn, em Cruzeta, para realizar a tarefa de capacitar os produtores e organizações visando possibilitar a apropriação dos conhecimentos e das tecnologias.

Nesse sentido, o Projeto Aprisco pretende estabelecer o programa de práticas de manejo da vegetação, rebaixamento, raleamento e enriquecimento, gerando com isso um incremento considerável em sua produção pastoril, como forma de fomentar programas de atualização em técnicas de produção, organização e capacitação dos pequenos produtores. Estas ações visam, também, valorizar os produtos advindos da caprino-ovinocultura, conferindo uma identidade territorial e cultural, a partir da realização de cursos de capacitação para os produtores da região, estimulando a utilização da mão de obra familiar.
A exemplo dos anos anteriores em que atuou nas regiões do Seridó, Central-Cabugi e Oeste, o Projeto Aprisco se voltará para difundir inovações tecnológicas que permitam o incremento de produção nos sistemas tradicionais. Com ações como estas, será possível dar continuidade aos programas de sanidade animal, reprodução e melhoramento genético do rebanho do estado.
Mas o projeto não está voltado apenas para a parte de sanidade animal uma vez que também fará um trabalho com intuito de produzir 40.000 mudas de espécies nativas e adaptadas com potencial forrageiro para alimentação.

Por outro lado, no sentido de melhorar o rebanho, o Projeto Aprisco tem verba destinada a compra de 20 reprodutores caprinos e ovinos para que os criadores possam realizar cobertura nas fêmeas do seu rebanho e ainda promover uma etapa de inseminação artificial, em caprinos, nos produtores assistidos.

O projeto será executado pela Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca em parceria com as vinculadas, Emparn, Emater, Idiarn, prefeituras municipais, associações de criadores e sindicatos rurais.

Nenhum comentário: