quarta-feira, 22 de junho de 2011

Agricultura familiar e segurança alimentar na pauta do G20

Os ministros da agricultura dos países do G20 (19 maiores economias do mundo e a União Europeia) reúnem-se em Paris nesta quarta e quinta-feiras (22 e 23). Pela primeira vez a agricultura e a segurança alimentar entram na agenda. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, participa da reunião que irá apreciar proposta de um plano de ação sobre a volatilidade dos preços dos alimentos e debater o papel da agricultura familiar neste contexto.
Florence vai destacar a consolidação da agricultura familiar como produtora de alimentos e formadora de estoques para a segurança alimentar, focos do debate da agenda de Paris. "Hoje, a segurança alimentar é o tema central da agenda internacional e junto com ela a promoção de sistemas agrícolas sustentáveis do ponto de vista produtivo, social e ambiental. A agricultura familiar não só responde a esse debate, mas tem papel fundamental na estabilidade econômica", resume o ministro.
O plano de ação apresenta cinco objetivos principais e reconhece a agricultura familiar como resposta para a demanda crescente por alimentos. Os ministros vão discutir sobre modelos de produção, melhoria da produtividade agrícola e a criação de um sistema de informação sobre mercados agrícolas, para monitorar a produção em bases geoespaciais e melhorar a previsão da safra mundial.

Nenhum comentário: