segunda-feira, 20 de junho de 2011

Contag avalia evento da CTB que debateu a questão ambiental
O I Encontro Nacional de Defesa do Meio Ambiente, promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi realizado entre os dias 15 e 17/6 no Cesir, em Brasília. A secretária de Meio Ambiente da Contag, Rosicléia dos Santos, participou do evento e faz uma avaliação bastante positiva. “Eu avalio que foi importante porque dá um pontapé inicial para as discussões, principalmente nos estados”, avalia.

A dirigente reforça que o evento sinalizou, também, a importância que a CTB está dando nessa área, entendendo que a questão ambiental é um dos pilares do seu trabalho. “Afinal, a CTB foi a primeira central a criar a Secretaria de Meio Ambiente. Agora, com o seu coletivo formado, passa a desenvolver todo um trabalho ligado à área ambiental e tratando, principalmente, de temas relevantes que hoje vem sendo discutidos não só em âmbito nacional, mas mundial.” A sindicalista cita como exemplo os debates sobre as mudanças climáticas, a soberania alimentar e a questão da água.

Um dos encaminhamentos do evento é a realização de outros seminários, tanto nacional, quanto estaduais, para começar a discutir os textos e demais assuntos que se encontram na cartilha que foi criada especificamente para trabalhar o tema. Cerca de 50 lideranças participaram dos debates, que foi encerrado na tarde de sexta-feira (17) com uma audiência com a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na ocasião, o coletivo entregou a cartilha, juntamente com a camisa da central, e abriu um diálogo com o MMA.

Nenhum comentário: