sexta-feira, 10 de junho de 2011

Contag integra GT de Inclusão Digital para jovens do campo
Em audiência nesta quinta-feira (9/6), com a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia  Pupatto e com o deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Elvino Bohn Gass, a secretária de Jovens da Contag, Maria Elenice Anastácio, apresentou as demandas da juventude rural sobre inclusão digital. “A  inclusão digital é fundamental enquanto instrumento estratégico para o acesso ao conhecimento”, enfatizou Elenice Anastácio.

Lygia Pupatto informou que coordenará todos os projetos de inclusão digital do governo da presidenta Dilma Rousseff. Isto inclui os tele-centros comunitários e ela reconheceu que há pendência de instalação de 2 mil tele-centros rurais nos territórios digitais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A secretária do MiCom também afirmou que o governo está se empenhando para agilizar financeiramente esta demanda.  Destacou ainda que a pasta vai elaborar um programa de inclusão digital voltado para o campo brasileiro e convidou a Contag para integrar um Grupo de Trabalho para elaborar esse programa.

A iniciativa vai ao encontro da expectativa inicial da secretária de jovens da Contag. "Acredito que a instalação de um grupo de trabalho para elaboração de uma política de acesso voltada ao campo é um importante passo que o governo está dando para que a juventude possa ficar no campo, fortalecendo a agricultura familiar", afirmou Elenice.

“A questão da sucessão rural tem sido um problema constante da juventude e a inclusão digital proporciona conhecimento aos jovens e pode favorecer sua permanência na agricultura familiar”, defendeu o deputado Bohn Gass, que se disponibilizou a contribuir com o debate.

Nenhum comentário: