terça-feira, 6 de agosto de 2013

Plano Safra Semiárido auxiliará 88% dos municípios potiguares

Plano Safra Semiárido auxiliará 88% dos municípios potiguares

Foto: Andrea Farias/MDA

Quase 90% dos municípios do Rio Grande do Norte estão inseridos no Sertão, segundo o último Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, do Governo Federal. A região concentra mais de 553 mil habitantes da área rural, população que será beneficiada com as ações do Plano Safra Semiárido lançado para o estado nesta terça-feira (6). A iniciativa reserva R$ 7 bilhões para o fortalecimento da agricultura familiar e de médio porte. As ações estruturantes serão complementadas com a entrega de 81 máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 80 municípios do estado.
A cerimônia ocorrerá às 10h, no Centro Administrativo do estado, na capital Natal. A partir dos recursos disponibilizados pelo Plano, agricultores familiares poderão investir na organização produtiva local e, assim, melhorar as condições de convivência com o Semiárido.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, acredita que o conjunto de medidas do Plano Safra Semiárido impactará diretamente o desenvolvimento social e econômico dos municípios do estado. “No Rio Grande do Norte, o Plano traz um atendimento de quase 100% dos nossos municípios. É um fato histórico o Semiárido receber uma política pública como essa, com as devidas especificidades que a agricultura familiar daqui requer.”
As contratações de créditos serão realizadas por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o restante do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentiva a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.
A contratação de crédito dos agricultores familiares que residem fora do Semiárido será regida pelas condições previstas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014, também do MDA.
Máquinas
Os maquinários doados – 13 retroescavadeiras, 32 caminhões-caçambas e 36 pás-carregadeiras – ajudarão a reforçar a produção agrícola de 80 municípios do Rio Grande do Norte. A entrega atenderá aproximadamente 360 mil moradores da área rural e outros 35 mil agricultores familiares. O investimento para aquisição das máquinas foi de R$ 23,5 milhões.
Os equipamentos serão usados para impulsionar as obras de infraestrutura hídrica, como edificação de barragens subterrâneas, e de recuperação das estradas vicinais, as rodovias usadas pelos agricultores familiares para chegar às cidades.
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de retroescavadeiras 
Arês 
Baía Formosa 
Canguaretama 
Espírito Santo 
Extremoz 
Goianinha 
Nísia Floresta 
Pedro Velho 
Rio do Fogo 
São José de Mipibu 
Senador Georgino Avelino 
Tibau do Sul 
Vila Flor
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de pás-carregadeiras 
Acari 
Açu 
Afonso Bezerra 
Água Nova 
Alexandria 
Almino Afonso 
Alto Do Rodrigues 
Angicos 
Antônio Martins 
Apodi 
Areia Branca 
Augusto Severo 
Barcelona 
Bento Fernandes 
Bodó 
Caiçara do Norte 
Caiçara do Rio Do Vento 
Caicó 
Campo Redondo 
Carnaúba dos Dantas 
Carnaubais 
Cerro Corá 
Coronel Ezequiel 
Coronel João Pessoa 
Cruzeta 
Currais Novos 
Doutor Severiano 
Encanto 
Equador 
Felipe Guerra 
Fernando Pedroza 
Florânia 
Francisco Dantas 
Frutuoso Gomes 
Galinhos 
Governador Dix-Sept Rosado
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de caminhões-caçambas 
Lagoa D'anta 
Lagoa de Pedras 
Lagoa de Velhos 
Lagoa Nova 
Lagoa Salgada 
Lajes 
Lajes Pintadas 
Lucrécia 
Luís Gomes 
Macaíba 
Major Sales 
Marcelino Vieira 
Martins 
Messias Targino 
Monte Alegre 
Monte Das Gameleiras 
Mossoró 
Nova Cruz 
Olho D'água do Borges 
Paraná 
Paraú 
Parazinho 
Parelhas 
Passa e Fica 
Patu 
Pau dos Ferros 
Pedra Grande 
Jundiá 
Montanhas 
Pedro Velho 
Venha-Ver 
Vera Cruz
Serviço 
Solenidade de lançamento do Plano Safra Semiárido e entrega de máquinas para municípios do Rio Grande do Norte 
Dia: 6 de agosto (sexta-feira) 
Horário: 10h 
Local: Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, localizado na BR 101, Km 0, Lagoa Nova - Natal (RN)

Nenhum comentário: