sábado, 10 de agosto de 2013

Evento relembra os 30 anos do assassinato de Margarida Alves



Em 12 de Agosto de 1983, Margarida Maria Alves, então presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande-Paraíba, foi assassinada em retaliação às ações judiciais que movia em prol dos direitos trabalhistas para homens e mulheres da região.  Por sua história de liderança e lutas, Margarida virou um símbolo para as mulheres do MSTTR. Entre os dias 5 e 12 de agosto, acontece no município paraibano onde viveu Margarida o evento “Margarida, 30 Anos de Impunidade, Lutas e Conquistas”, promovido pelo Instituto Penha e Margarida (Ipema) e pelo STTR de Alagoa Grande. A programação inclui debates nas escolas municipais e estaduais sobre a história de lutas da dirigente, exibição de um filme com a mesma temática, a atividade “Encontros de Mulheres e Juventude”, apresentações culturais, celebração religiosa, mostra cultural, ato público, entre outras atividades. 

O evento conta com o apoio da CONTAG e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), além da Central única de Trabalhadores (CUT), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Via Campesina, Incra/PB e outras entidades.

Entrega das Unidades  
Hoje, dia 9, o evento recebe a visita da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da  República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, que fará a entrega da primeira Unidade Móvel para Mulheres em Situação de Violência. Ao todo, serão distribuídas 54 Unidades em municípios brasileiros. A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, acompanha as atividades em Alagoa Grande e estará no ato de entrega. “Esta é uma conquista muito importante da Marcha das Margaridas. A ministra Eleonora entrega a primeira Unidade Móvel em um momento muito simbólico de memória da Margarida Alves, que inclusive dá nome à nossa Marcha de lutas pelos direitos das mulheres rurais”, diz Alessandra. A demanda das Unidades foi um dos pontos da pauta da Marcha das Margaridas atendidos pelo governo.  

Durante a manhã, mulheres puderam comparecer à sede do STTR de Alagoa Grande para um atendimento direcionado, voltado para emissão de documentos, assessoria jurídica e outros serviços, em uma atividade realizada pelas Secretarias do Estado em parceria com o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). 

Nenhum comentário: