sábado, 3 de agosto de 2013

Agricultura familiar participa de maior evento da América Latina para o mercado atacadista


Agricultura familiar participa de maior evento da América Latina para o mercado atacadista

Foto: Tamires Kopp/MDA

De segunda (05) a quinta-feira (08), onze empreendimentos da agricultura familiar ocuparão os 110 m² do estande coletivo Brasil Rural Contemporâneo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor 2013, em Fortaleza (CE). Juntos, eles representam mais de 2,7 mil famílias brasileiras que produzem bebidas – sucos, espumantes, cachaças, cafés –, mel, melão, castanha do Brasil, extrato de tomate, massa de aipim, leite de coco e dezenas de alimentos regionais, de qualidade diferenciada e muitos deles orgânicos.
Os selecionados são empreendimentos com capacidade de distribuição para venda em atacado e demonstram a crescente organização econômica do segmento, segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Nilton Pinho de Bem.
A Convenção Anual ABAD é o maior evento da América Latina com foco no empresariado atacadista distribuidor. O encontro promove o relacionamento entre os profissionais da cadeia de abastecimento nacional - formado por empresas atacadistas distribuidoras, indústrias fornecedoras de produtos de alimentos, bazar e papelaria, bebidas, farmacêuticos, higiene, cosméticos e por empresas prestadoras de serviços financeiros, logísticos e tecnológicos.
Organizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) que representa mais de 50% do abastecimento do mercado de consumo nacional, o encontro setorial integra indústrias e prestadores de serviços ao canal de distribuição. A ABAD tem uma rede de mais de 3,5 mil associados, 27 filiadas estaduais em todo o território nacional, que juntos atendem mais de um milhão de pontos de venda.
É por meio das empresas atacadistas e distribuidoras que as regiões mais remotas do Brasil são abastecidas de produtos essenciais como alimentos, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica, entre tantos outros.
O segmento atacadista distribuidor faturou R$ 178,5 bilhões em 2012. O valor total do faturamento do varejo alimentar foi de R$ 344,1 bilhões. Os agentes de distribuição foram responsáveis, em 2011, pela movimentação de 51,8% do mercado mercearil do país, atendendo mais de um milhão de pontos de venda em todos os 5.565 municípios brasileiros.
SERVIÇO
33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor 2013 
Data: de 05 a 08 de agosto de 2013 
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 1141 – Edson Queiroz - Fortaleza (CE) 
Horários: dia 05/08 – 14 às 22 horas; dias 06 e 07/08 – 14h30 às 22 horas; dia 08/08 – 15h30 às 22 horas
Agricultura familiar na ABAD 2013:
1. Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda (Coopeg) - Garibaldi(RS): suco de uva Isabel orgânico; suco de uva Bordô orgânico; vinho tinto Bordô orgânico; vinho branco orgânico; espumante Brut orgânico; espumante Demi Sec orgânico 
2.Cooperativa Aécia Agricultura Ecológica Ltda. (Aécia) - Antônio Prado (RS): suco de uva – vidros; suco de maçã; suco de maracujá; néctares diversos; molho de tomate; extrato tomate. 
3.Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí Ltda. (Ecocitrus) - Montenegro (RS): suco de tangerina orgânico; suco de laranja orgânico; suco de uva orgânico; sucos concentrados de tangerina e laranja 
4. Cooperativa de Sucos Monte Vêneto (Monte Vêneto) - Cotiporã (RS): suco de uva integral 
5. Cooperafes Moita Bonita (Cooperafes) - Moita Bonita(SE): nectar de frutas; batata doce branca; batata doce roxa; farinha de mandioca; leite de coco 
6. Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados Para Ajuda Mútua (Coocaram) - Ji-Paraná(RO): guaraná torrado e moído, convencional, orgânico e Fair Trade 100g; café robusta torrado e moído, convencional e orgânico; castanha do Brasil, convencional e orgânica 
7.Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) - Presidente Tancredo Neves(BA): farinha de mandioca; farinha temperada; massa de aipim; massa de carimã. 
8.Remus & Bettinelli Ltda (Velho Alambique) - Santa Tereza(RS): cachaças envelhecidas e branca 
9.Cooperativa Vinícola Nova Aliança Ltda. (Nova Aliança) - Caxias do Sul(RS): espumantes, suco orgânico, suco da terra, suco tradicional, suco aliança premier 
10.Apiário Padre Assis (Padre Assis) - Santiago (RS): mel tradicional;mel orgânico; vinagre de mel; extrato de própolis 
11.Cooperativa dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Coopercapri) - Floresta(PE): melão espanhol

Nenhum comentário: