sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

REGIÃO NORDESTE PROMETE ESQUENTAR GTB


Com muito entusiasmo, a regional Nordeste da CONTAG encerrou nessa quinta feita (16 de fevereiro) o 1º Encontro com as Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – FETAGs da região. Os dirigentes sindicais estiveram reunidos durante três dias para discutir a pauta do Grito da Terra Brasil – GTB (23 a 27 de abril, em Brasília) e do GTB Nordeste (25 de abril, em Alagoas) e definir as ações que devem ser realizadas.
Os temas mobilizadores do GT Nordeste atendem demandas comuns aos Estados da região, a exemplo da Transposição do rio São Francisco, Convivência com o semiárido, Crédito para o Nordeste, Assalariados (as) rurais, Cisternas, Segurança pública e Inclusão digital, todos vinculados às grandes temáticas do GTB. Para o dia da mobilização está prevista a participação de cerca de 10.000 pessoas, dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão.
Para o secretário de Finanças e Administração da CONTAG a avaliação geral do encontro é a melhor possível. Segundo ele, tanto quantitativamente (100% das federações compareceram), quanto qualitativamente o Nordeste mostrou que é uma região que vai contribuir significativamente: “Vamos ajudar a esquentar a mobilização nacional. Estamos afinados na construção da unidade, na elaboração da pauta e também nas estratégias para a ação. Nossas contribuições são muito boas e certamente vão enriquecer a pauta nacional”, comemora Aristides Santos.
José Wilson, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, acha que a construção da pauta do GT Nordeste foi fruto da capacidade e de acúmulos das lideranças sindicais para o debate. “As federações se superaram em suas dificuldades e realizaram um bom trabalho que, em breve, será sistematizado. Nos pautamos com base em temas que são centrais para o Movimento Sindical”.
Também participaram do encontro a coordenadora da Regional Nordeste da CONTAG, Raimunda de Mascena e os secretários Geral, David Wylkerson; de Juventude, Elenice Anastácio e Meio Ambiente, Rosicléia dos Santos. A abertura política contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Pernambuco, Luis Aroldo e do Projeto Dom Helder Camara, Espedito Rufino.

Nenhum comentário: