segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CONTAG PLANEJA AÇÕES PARA 2012
06/02/2012
Na manhã desta segunda-feira (6) foi iniciada a Oficina de Planejamento Estratégico que definirá o Plano Operacional Anual de 2012 da CONTAG com a presença de toda a diretoria e assessoria da entidade. O encontro está sendo realizado no Auditório Margarida Maria Alves na ENFOC, e ocorrerá até o dia 9 (quinta-feira).
Nesses quatro dias, o grupo refletirá sobre a conjuntura nacional e internacional identificando tendências e desafios para o campo brasileiro; planejará as ações gerais desse ano, como a mobilização dos assalariados (as) rurais e pela Reforma Agrária, o Grito da Terra Brasil, a Jornada e Feira das Margaridas, a participação do MSTTR nas Eleições Municipais de 2012, e a preparação do Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em 2013. A oficina também visa definir os encaminhamentos para a construção do 11º. Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR); e identificar as estratégias e desafios desse ano para todas as Secretarias da CONTAG.

O presidente da confederação, Alberto Broch, destacou a importância desse momento de planejamento. “Nesses dias vamos planejar o último ano do mandato desta diretoria. Por isso, tem um significado muito importante para toda a categoria trabalhadora rural”, afirma.

Depois da abertura da oficina, o pesquisador e economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Garcia Gasques, fez uma análise de conjuntura onde foram apresentados projeções e tendências sobre a produção de alimentos no país e no mundo nos próximos 10 anos. “Esse planejamento que a CONTAG está fazendo é extraordinário porque avalia as tendências mundiais e nacionais e, a partir delas, pensa estrategicamente”, analisa Gasques.

Aristides Santos, secretário de Administração e Finanças da CONTAG, faz uma análise mais institucional: “Esse é o último planejamento desse mandato. Teremos um olhar e uma atenção maior para a conjuntura interna da CONTAG, na perspectiva de sua sustentabilidade política e financeira”.

Nenhum comentário: