quarta-feira, 31 de agosto de 2011

'Acima de tudo a soberania do Brasil', defende Alessandra Lunas
Em reunião da Subcomissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, hoje (31), na Câmara dos Deputados, a vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas, defendeu a soberania brasileira frente a posse de terras como um direito humano e pela manutenção da produção da Agricultura Familiar.

Os debates fazem parte de um trabalho da Subcomissão para, no prazo de 180 dias, analisar e propor medidas sobre o processo de aquisição de áreas rurais e suas utilizações no Brasil por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras.

Alessandra Lunas foi bastante enfática ao defender claramente a posição da Contag em favor da Reforma Agrária e da redistribuição de terras, mas esclareceu que o movimento sindical não é contra a entrada de capital estrangeiro no País. “Somos contra a falta de regulação jurídica que defenda a soberania do Brasil em seu próprio território”, reivindicou a sindicalista.

Com o conhecimento adquirido a partir de sua experiência frente a secretaria de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas disse aos presentes que a estrangeirização de terras não é um problema isolado do Brasil. A dirigente revelou que o tema é pauta da próxima reunião do Conselho de Segurança Alimentar da FAO – braço direito das Nações Unidas para agricultura e alimentação, da qual Lunas é conselheira pela sociedade civil.

Outro problema levantado pela dirigente da Contag é a insegurança jurídica. Alessandra relatou que na ultima Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), que aconteceu semana passada, o conselho foi unânime ao admitir que um 'parecer jurídico' é pouco para regular a questão. 

Conflitos agrários – Para Alessandra Lunas, o conjunto dos temas levantados por ela também é responsável pelo aumento dos conflitos agrários, que vitimaram na semana passada mais um dirigente sindical no estado do Pará. “Estamos dispostos para o diálogo e negociação para criarmos saídas para mais este problema”, afirmou.

Poucos parlamentares acompanharam a reunião e fizeram uso da palavra, entretanto o debate seguiu com diversos questionamentos, ao passo que a defensora da agricultura familiar da Contag, reiterou sua exposição inicial em que revelou não apenas temas pontuais, mas todo um modelo de desenvolvimento que o movimento sindical defende.

Para acessar a pauta da reunião:
 http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/integras/913291.htm
Para mais informações sobre os trabalhos da subcomissão acesse: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes

Nenhum comentário: