sexta-feira, 15 de abril de 2011

Severine Macedo empossada Secretária Nacional da Juventude do governo federal
14/04/2011
Com auditório lotado e entusiasmado, posse renova as expectativas para a luta da juventude rural

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (14), no anexo do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de ministros, parlamentares e da juventude brasileira que participava da reunião do Conselho Nacional da Juventude. Quebra de protocolo, palavras de ordem, e motivação marcaram a posse que dá um novo fôlego para luta da juventude rural.

Sob os gritos de ordem 'é feminista, é radical, é Severine secretária nacional', que ecoavam da plateia, a recém-empossada Severine Macedo enumerou em seu discurso uma lista de desafios e anseios da juventude brasileira. “Um país rico é um país sem pobreza, e a juventude é um segmento estratégico para esse combate”, afirmou a jovem que se emocionou ao agradecer a família que também tem raízes na política.

Severine Macedo disse que para dar condições dignas de vida no campo não é só garantir crédito e assistência técnica. Ela também conferiu aos jovens a incumbência de serem agentes formadores e multiplicadores do desenvolvimento econômico sustentável.

A secretária de Jovens da Contag, Elenice Anastácio, acompanhou a cerimônia de posse. E, segundo ela, o fato de Severine Macedo ter sido militante do movimento sindical da agricultura familiar gera uma expectativa de que a pauta dos jovens rurais tenha avanços significativos. “A esperança é que já no Grito da Terra as respostas para as questões do jovens rurais também sejam prioritárias”, cobra a dirigente.

A dirigente ainda destacou a preocupação com os (as) 4,5 milhões de jovens assalariados (as) rurais, que são aqueles que vivem na cidade, mas que trabalham no campo. Para Elenice, esse público está à mercê de perder muitos postos de trabalho e tem uma grande dificuldade de se inserir em outros espaços em decorrência do analfabetismo.

A secretária da Contag disse que enquanto a juventude em geral discute formas de acesso ao primeiro emprego, os (as) jovens assalarariados (as) rurais já tem que se preocupar com o segundo emprego. “É preciso pensar urgentemente em políticas públicas para atender essa demanda”, reivindica Elenice.

O ex-secretário nacional da juventude Beto Cury também acompanhou a posse desejou sorte à sua sucessora. E o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
convocou todos os presentes a serem padrinhos da nova secretária para colaborar, cobrar e reforçar a importância da secretaria.

Carvalho lembrou que a valorização da juventude começou durante o governo Lula e isso demonstra o quanto o trabalho da juventude é fundamental para o País. “O desafio  é grande,  vocês  tragam para o governo federal as propostas e os indicadores para fortalecer a democracia e a formular o futuro”, declarou.

A posse da nova secretária aconteceu em meio a 6ª reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). O encontro debate, entre outros pontos, a organização da juventude para a 2ª Conferência Nacional da Juventude, que acontece em dezembro desse ano.

Grito da Terra Brasil – A secretária de Jovens da Contag entregou simbolicamente a pauta do Grito da Terra Brasil 2011, que acontece na terceira semana de maio, para a nova secretária do governo federal. Elenice Anastácio disse que a construção das reivindicações é fruto de festivais municipais, estaduais e do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, que aconteceu em junho de 2011.

Nenhum comentário: