quarta-feira, 6 de abril de 2011

ES lança CNIS Rural e entrega pauta do Grito da Terra
05/04/2011
Na tarde desta terça-feira (5), aconteceu o lançamento do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS Rural) e entrega da pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais ao governador Renato Casagrande. O evento foi realizado no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, em Vitória (ES).

O lançamento contou com a presença de cerca de 300 pessoas e de muitas autoridades, dentre elas a diretoria da federação e dos STTRs, do presidente da Contag, Alberto Broch, e do secretário nacional da Terceira Idade, Natalino Cassaro. Participaram também os secretários estaduais da Agricultura, da Assistência Social e Direitos Humanos, o gerente da Agricultura Familiar, o chefe de Benefícios da Superintendência do INSS, a presidente da 24ª Junta de Recursos da Previdência Social, o delegado federal do MDA no Espírito Santo, o superintendente do Incra Estadual, além de diretores da CUT nacional e estadual.

Segundo o vice-presidente da Fetaes e secretário de Políticas Sociais e Assalariados(as) Rurais, Julio Cezar Mendel, o CNIS Rural vai agilizar a concessão de benefícios aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Eles não precisarão guardar os documentos de 15 anos de trabalho. Com o cadastro, em 15 minutos poderão ter uma resposta sobre o requerimento do benefício”, explica o dirigente.

Já Natalino Cassaro, destacou a presença do governador Renato Casagrande no evento. “É o primeiro estado onde o próprio governador participa do lançamento do CNIS Rural”, elogia.

Grito da Terra – O presidente da Fetaes, Paulo Caralo, entregou ao governador a pauta de reivindicações do Grito da Terra Estadual. Os principais itens do documento fazem referência à ampliação do Programa de Habitação Rural, reforma agrária a partir das terras devolutas, assistência técnica, criação das Secretarias de Mulher e da Juventude e a garantia da implantação do CNIS Rural em todo o estado, dentre outros.

O governador confirmou que dará a resposta às reivindicações da categoria trabalhadora rural no dia 1º de maio, em um café da manhã, no Palácio Anchieta. O vice-governador, Givaldo Vieira, está responsável pela coordenação da negociação da pauta com as demais Secretarias e órgãos estaduais.

O Grito da Terra Estadual será realizado no dia 1º de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora -, em conjunto com a CUT e demais entidades parceiras.

Nenhum comentário: