sexta-feira, 1 de abril de 2011

FETARN REALIZOU ENCONTRO ESTADUAL DOS COLETIVOS DE FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL E COLETIVO DA TERCEIRA IDADE

Durante o dia 22 de março do corrente ano o Secretário de Formação e Organização Sindical, José Edson (Dedezinho) e Secretária da Terceira Idade Divina Maria, realizaram por meio da Secretarias que coordenam na FETARN o primeiro encontro dos Coletivos do ano.

Com uma programação consistente e construída a partir da necessidade apontada pelos Coletivos de Formação e Organização Sindical e Terceira Idade o encontro contou com participação dos representantes sindicais dos Municípios de: Caicó, Espírito Santo, Taipú, Lajes Pintadas, Parnamirim, Açú, Martins, Acari, Monte Alegre, Nova Cruz, Vera Cruz, Passa e Fica Guamaré, Boa Saúde, Ipueira, Angicos, Paraú e Itajá.

Os coletivos são espaços de debate, reflexão, proposição e orientador de rumos a partir das deliberações congressuais. Lugares meio onde se discutem temas referentes ao fortalecimento do sindicalismo rural. Estes são compostos por dirigentes sindicais da CONTAG, Federações e Sindicatos

  • Sujeito que propõem, incentiva
  • Que dialoga e constrói coletivamente
  • Ser um/a multiplicador/a criativo/a
  • Se sentir sempre um aprendiz.

“Aprender é desafio que não se acaba. Por mais que se saiba, é um engano pensar que não se tem mais nada a aprender. Pessoas são seres imperfeitos, precisam sempre do movimento da troca para manterem-se vivas. Somos eternos aprendizes.”(ALEXANDRE MERREM, 1995, p. 1).

           O Secretário José Edson (Dedezinho) socializou os intinerários formativos da ENFOC/CONTAG. Ainda este ano teremos mais um processo formativo com Curso Regional Nordeste.
Para tanto a Secretaria trouxe as informações necessárias para que os Pólos Sindicais conjuntamente com a Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETARN possam indicar os participantes onde  foram reafirmados os compromissos.    
 
Entendo a importância do momento foi aproveitado o espaço para divulgação e sensibilização da MARCHA DAS MARGARIDAS 2011, distribuindo rosas lilás em volta da mandala propiciando um momento de reflexão de que a MARCHA DAS MARGARIDAS é uma ação estratégica das mulheres para reconhecimento social e político e cidadania, onde todo o MSTTR precisa participar e fortalecer essa importante ação de massa.

 PLATAFORMA POLÍTICA MARCHA DAS MARGARIDAS:

                 As Mulheres Trabalhadoras Rurais do campo e da floresta estão na luta e nas ruas por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Principais eixos da nossa plataforma: BIODIVERSIDADE E DEMOCRATIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS – BENS COMUNS: Em defesa do patrimônio genético, gestão e manejo sustentável dos bens comuns, da matriz energética sustentável, de uma vida saudável, sem agrotóxicos e transgênicos. Em defesa do agro extrativismo, da terra, da água e da floresta viva. TERRA, ÁGUA E AGROECOLOGIA:
Na luta pela reforma agrária, o acesso das mulheres a terra, a democratização e racionalidade no uso dos bens comuns, da agroecologia como modo de produzir e se relacionar na agricultura.

SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:
Queremos o fortalecimento da agricultura familiar,  alimentos saudáveis para a população, a valorização da organização produtiva das mulheres, do comércio justo e solidário e do consumo responsável.AUTONOMIA ECONÔMICA, TRABALHO, EMPREGO E RENDA:
Em defesa da autonomia econômica das mulheres, dos direitos trabalhistas e previdenciários; apoio à organização produtiva com crédito e assistência técnica; valorização da política nacional salário mínimo; por creches nas comunidades rurais;  pela. divisão sexual do trabalho e igualdade no mundo do trabalho,SAÚDE PÚBLICA E DIREITOS REPRODUTIVOS:
Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade;  assistência integral à saúde da mulher; pelo direito ao nosso próprio corpo.EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA:
Por uma educação não sexista, pela autonomia econômica e pessoal, livre orientação sexual e o fim de todas as formas de violência contra as mulheres DEMOCRACIA, PODER E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA:Democracia plena; pela ampliação da participação das mulheres do campo e da floresta nos espaços de poder e decisão política no país e no MSTTR; reforma política  com igualdade para as mulheres. (www.contag.com.br)
 
 

Nenhum comentário: