segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coletivo de Políticas Sociais debate combate à pobreza
11/04/2011
A pauta define também a preparação para a 14ª Conferência Nacional de Saúde e discussões dos temas sob a tutela da Secretaria

Começou hoje (11), e vai até quarta-feira (13) o coletivo de Políticas Sociais da Contag, que reúne diretores das Fetags para debater temas que vão desde a Proteção Infanto Juvenil, Educação do Campo e Previdência Social, à Saúde e Assistência Social. A expectativa é que os resultados apontem soluções para qualificar as intervenções das Fetags e STTRs junto às esferas de poder.

As políticas sociais ganharam otimização nos últimos anos o que conferiu status de importante ferramenta reivindicatória dos diferentes movimentos sindicais e sociais. O debate sobre política social se faz importante, principalmente diante de uma sociedade capitalista, que define responsabilidades distintas às diferentes classes sociais.

É nesse sentido que os trabalhadores rurais estão organizados e discutindo as diversas frentes de trabalho reunidas na pasta de Políticas Sociais da Contag, que aglutina os mais variados temas, todos previstos na pauta. Para o secretário de Políticas Sociais da Contag, José Wilson, a organização da base também é fundamental para aumentar a capacidade de interlocução com todas as esferas de poder.
Segundo o secretário, as interfaces de trabalho dentro do próprio movimento sindical fortalecem as demandas. “Temos muitas frentes de trabalho e nossa organização é importante, as políticas sociais estão diretamente ligada às garantias básicas de saúde, educação e bem estar do nosso povo”, considera.

Hoje pela manhã a professora e doutoranda da Universidade de Brasília sobre Políticas Sociais, Iêda Castro, colaborou com a análise da conjuntura dando ênfase à  “contribuição das políticas socias na proteção social e o combate da pobreza e superação da desigualdade”.

Iêda Castro discorreu sobre o papel do sindicalismo na construção das políticas sociais, e segundo ela, o desafio dentro do atual cenário econômico e social é ainda maior, “pois mesmo com o amadurecimento da sociedade o poder do capital na relação de trabalho ainda é predominante”, analisa a professora.

A programação da tarde desta segunda-feira prevê uma palestra com a assessoria jurídica da Contag e com a colaboração do Secretário José Wilson sobre os desafios e perspectivas para o MSTTR frente a atual conjuntura.

Nenhum comentário: