Brasil fomenta o destaque às mulheres rurais Ano da Agricultura Familiar
Ministério do Desenvolvimento Agrário é um dos responsáveis por auxiliar essa inclusão produtiva
Mudança de vida. Tatiana Muniz de Siqueira, pescadora de 41 anos e moradora de Tibau, município a oeste do Rio Grande do Norte, define assim a fase em que vive atualmente.
Há 15 anos, Tatiana está à frente da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária, que tem sua sede no Território da Cidadania Açu-Mossoró (RN), porque, segundo ela, fica mais fácil o acesso de todos os 350 associados – o orgulho da pescadora é que, desses, mais de 200 são mulheres.
Tatiana, além de dividir as despesas da casa com seu companheiro, é mãe de três meninas – duas delas ajudam nos trabalhos da Xique Xique. E é junto com sua família que ela toma conta da Rede que é formada por associações, grupos informais e formais e unidades familiares de artesãos, pescadores, agricultores, piscicultores etc.
O trabalho de Tatiana consiste no beneficiamento do pescado, produzindo, dentre outros itens, linguiça e almôndega. “Mas temos também o grupo de mulheres marisqueiras, as produtoras de mel, de castanha, de hortaliças. É uma diversidade muito grande”, define a pescadora.
Por Portal Brasil
fonte do blog de jatão vaqueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário