quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Jornada Unitária realiza ocupação do Ministério da Agricultura

Os movimentos sociais do campo, florestas e águas que integram a Jornada Unitária de Lutas pela Soberania Alimentar e Contra o Agronegócio, realizam, desde às 5h de hoje, dia 16, um ato de ocupação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos  (MAPA). Dentre os diversos movimentos participantes estão a CONTAG, MST, CUT, Via Campesina, Fetraf, entre muitos outros, que levaram centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais para o ato. 

A pauta de reivindicações traz uma série de demandas que partem do princípio da garantia da segurança e soberania alimentar, e respeito à agricultura familiar e aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, que são constantemente prejudicados pelas ações do agronegócio brasileiro. “Esse ato vem representar o nosso enfrentamento ao agronegócio, divulgado pela mídia como o responsável pelo desenvolvimento do país. Mas, é a agricultura familiar a responsável por este desenvolvimento”, declara Zenildo Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG, que participa do ato. Dentre as reivindicações mais pontuais estão a retomada da reforma agrária, parada no governo há muito tempo, e o repúdio ao Projeto de Lei 268/2007, que trata da comercialização das sementes conhecidas como Terminator.

Após passarem toda a manhã articulando uma reunião com o ministro do MAPA, Antônio Andrade, e com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, as representações dos movimentos foram recebidas por ambos por volta do meio dia, e seguem em reunião, negociando a pauta de reivindicações.
Dia Mundial da Alimentação e atos por todo o Brasil
O ato acontece em um momento muito importante, pois hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Por essa razão, simultâneo ao ato em Brasília, outros atos de ocupação estão sendo realizados em diversos estados, a exemplo de Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Rio Grande do Sul, entre outros, que tem ruas, estradas e sedes de órgãos governamentais ocupadas por milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais que pedem por valorização da agricultura familiar.
 
Sementes Terminator
Coincidindo com o Dia Mundial da Alimentação, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados vota hoje o PL 268/2007 que prevê a permissão para produção e comercialização de sementes transgênicas suicidas, conhecidas como Terminator. A característica principal dessas sementes é que, após a colheita, elas não voltam a germinar, obrigando os agricultores a comprar sementes a cada safra. Além disso, há o risco de que elas tornem estéreis as sementes comuns cultivadas em áreas próximas.

“O MAPA tem uma responsabilidade muito grande diante desse processo, pois ele também conduz o espaço que faz a discussão das tecnologias e das sementes”, lembra o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, que também representa a Confederação no ato. “É necessário que o governo brasileiro, através deste ministério, tenha uma intervenção forte no Congresso Nacional, para que possamos reverter esse projeto, que é um projeto de morte”, destaca ainda o secretário.
 

Neste momento, os participantes da mobilização aguardam o fim da reunião para socialização dos resultados.

 
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

Nenhum comentário: