Brasil apresenta experiência de desenvolvimento territorial para países da América Latina
Durante o VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, na quarta-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) divulgou para representantes de países latinoamericanos, a estratégia de desenvolvimento territorial desenvolvida pelo ministério. O fórum segue até sexta-feira (28), em Salvador (BA).
No primeiro encontro, o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, apresentou às prinicipais políticas territorial do MDA, à comitiva do Equador, liderada pelo vice-ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre. O Equador tem a expectativa de concretizar ações de apoio conjunto e ampliar o diálogo entre os dois países sobre políticas públicas no desenvolvimento rural sustentável. “Acreditamos que este intercâmbio é interessante para os dois países. Temos interesse em conhecer mais a experiência do Brasil com reforma agrária, tecnologias sociais, fundos de garantia, crédito, irrigação, aceso à renda, inclusão produtiva e participação social para o desenvolvimento rural sustentável”, disse Aguirre.
Os dois países definiram uma pauta de ações para curto, médio e longo prazo, que inlcuem agendas de encontros para definir o intercâmbio.
Além da participação no Fórum, a comitiva do pais sul americano vistou o município de Arataca, no Território da Cidadania Litoral Sul para conhecer o assentamento modelo Terra Vista e a experiência da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Almada e Adjacências (Cooafba), na produção de chocolate.
Uruguai
Desde agosto, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (MGAP), articulam políticas para a dinamização de territórios fronteiriços. Uma comitiva do Uruguai, chefiada pelo diretor de Desenvolvimento Rural do MGAP, Jose Ignacio Olascuaga, participou de um encontro com a SDT durante o fórum em Salvador.
Desde agosto, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (MGAP), articulam políticas para a dinamização de territórios fronteiriços. Uma comitiva do Uruguai, chefiada pelo diretor de Desenvolvimento Rural do MGAP, Jose Ignacio Olascuaga, participou de um encontro com a SDT durante o fórum em Salvador.
O Uruguai tem interesse no intercâmbio de políticas públicas desenvolvidas pelo MDA. “Temos uma experiência muito rica na construção e execução de políticas públicas includentes e emancipatórias, que podem, por meio dos intercâmbios, beneficiar também outros países”, destacou o secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues.
Durante a reunião, em Salvador, foi definido um plano de ações de cooperação em três regiões de Cerro Largo (Uruguai) para fortalecer a agricultura familiar no país. De 16 a 18 de novembro, uma comitiva do MDA visita o Uruguai para ajustar o programa de cooperação e dar início ao planejamento. Os dois países vão preparar o primeiro encontro de mesas de desenvolvimento rural de Cerro Largo, que pretende reunir representantes do governo e da sociedade. No evento será a apresentada a redação final do Programa de Cooperação de Desenvolvimento Rural dos Territórios Fronteiriços.
O secretário Jerônimo ainda se reuniu com representantes do Conselho Agropecuário Centro-americano (CAC)/ Estratégia Centroamericana de Desenvolvimento Rural Territorial (Ecadert), que reúne instituições públicas e privadas de El Salvador, República Dominicana, Panamá, Honduras, Guatemala, Belize, Nicarágua e Costa Rica.
Em Salvador, a comitiva, comandada pelo secretário executivo do CAC, conheceu a estratégia de desenvolvimento territorial com foco na participação social e na contrução e gestão das políticas públicas. A comitiva vai se reunir também Rede Nacional de Colegiados Territoriais, presente ao encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário