sexta-feira, 28 de outubro de 2011


MDA afirma compromisso da agricultura familiar com o desenvolvimento sustentável na Rio+20

Foto: Albino Oliveira / MDA

MDA afirma compromisso da agricultura familiar com o desenvolvimento sustentável na Rio+20
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, reafirmou nesta quarta-feira (26) a importância da agricultura familiar para o combate à miséria e à garantia de segurança alimentar no mundo. Durante a reunião da Comissão Nacional da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Itamaraty, em Brasília, foi  apresentado o documento que sintetiza a contribuição brasileira nos debates da Rio+20, que será realizada de 4 a 6 de junho de 2012.
“Este documento é fruto do diálogo entre os movimentos sociais, a Academia e o governo. Representa um importante avanço para nosso setor pois reconhece e reafirma a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis e acessíveis para o Brasil e o mundo”, destacou Florence.
O ministro anunciou que, no próximo ano, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo - vai ser realizada no Rio de Janeiro, em sintonia com a Rio+20 e trará como tema central a sustentabilidade.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a participação da sociedade brasileira na construção do documento. “Temos aqui, uma proposta que contou com o esforço de muitas pessoas e organizações em sua construção, só da sociedade civil, recebemos mais de 130 contribuições.” Izabella lembrou que uma das principais preocupações na construção do documento foi garantir a não regressão do acordos internacionais firmados e o protagonismo do Brasil como liderança política dentro de um novo modelo de desenvolvimento, sustentável e inclusivo.
Metodologia 
O Embaixador Luiz Figueiredo, Subsecretário-Geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, apresentou a metodologia de construção do documento base da Conferência. “Nosso documento, somado a todos os documentos dos outros países membros da ONU, vai compor o Zero Draft, o marco zero, da construção das propostas finais da Rio+20.”
Participaram da reunião, representantes da sociedade civil organizada, da Academia, além da ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General José Carvalho Siqueira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, senadores e deputados federais.
Brasil Rural Contemporâneo 
Promovido pelo MDA e Incra, o Brasil Rural Contemporâneo é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. A Feira é vitrine de processos e produtos que se estruturam a partir do compromisso com a sustentabilidade e o comércio justo e solidário.

Nenhum comentário: