sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mesa de encerramento representativa une movimentos na luta por avanços concretos para os/as jovens

Unidade para avançar

A Assembleia dos Movimentos Juvenis que marcou o encerramento do II Festival das Juventudes em Fortaleza  nesta terça (12), comprovou mais uma vez o papel de protagonismo e referência da CUT para os movimentos no que tange a organização e o desenvolvimento de campanhas visando avanços concretos nos direitos à juventude brasileira.


Ao assumir a coordenação da mesa final, com a presença de entidades representativas (Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral da Juventude, MH2O, Enegrecer, União Nacional dos Movimentos de Moradia, Rede de Jovens do Nordeste, Fórum Cearense de Mulheres, Contag, Via Campesina, Levante Popular) a CUT mostra seu poder de unificação entre movimentos sociais e entidades especificamente juvenis.

A segunda edição do Festival das Juventudes teve grande participação internacional, com delegações vindas da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. “Esse é o espírito de solidariedade latino-americana que consolida o Festival como um dos maiores e mais representativos da América Latina e reafirma sua importância para a mobilização, organização e construção de políticas voltadas à juventude. Queremos sim uma sociedade digna, com educação gratuita e de qualidade com a garantia de 10% do PIB para a Educação, reforma agrária, direito ao aborto e  trabalho decente para todos e todas”, indaga Rosana Sousa, secretária Nacional de Juventude da CUT.

“O Festival vem se estabelecendo como um espaço de diálogo e transformação da nossa sociedade, pautados pelo desenvolvimento social sem miséria, com sucessão rural e reforma agrária”, complementou Jocelino Dantas, da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais).

Todos (as) presentes à mesa de encerramento souberam reconhecer o papel de vanguarda da prefeitura de Fortaleza ao abrir um espaço desta magnitude para organização das ações dos movimentos juvenis, entendendo a importância da juventude para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Nenhum comentário: