sexta-feira, 1 de julho de 2011

Representantes de produtores pedem alterações no Código Florestal durante audiência no Senado

Entidades apresentaram aos senadores sugestões para alterar pontos do projeto de lei


Senadores fizeram nesta sexta, dia 1º, a segunda audiência pública sobre o novo Código Florestal, em Brasília. Representantes de pequenos e grandes produtores pediram, durante a reunião, mudanças no texto aprovado pela Câmara.

Cada convidado apresentou sugestões para alterar pontos do projeto de lei. A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) defende tratamento especial aos agricultores familiares e assentados. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) quer apoio financeiro para a recuperação de áreas desmatadas.

– Se não houver instrumentos econômicos que permitam aos pequenos agricultores fazer a recuperação das áreas de preservação permanente, nós corremos o risco de aprovar um código que seja ineficaz para seus objetivos – disse o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão do Meio Ambiente.

As cooperativas pedem regras claras no programa de regularização ambiental, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sugere mais atenção aos médios produtores.

– Acontece que, muitas vezes, o médio produtor está na mesma situação econômica do pequeno, sem ter os benefícios da consolidação do uso de área, sem ter os benefícios e privilégios para a recuperação de área – observou Rodrigo Justus, técnico da CNA.

Na próxima terça, dia 5, cientistas e pesquisadores serão ouvidos no Senado.

– O melhor que podemos fazer é, com serenidade, ouvir todos os segmentos da sociedade sobre as preocupações com o texto que veio, sobre aquilo que temos que mudar e aquilo que precisa ser incluído no texto. Se não, a gente perde objetividade e se perde no debate – falou o senador Jorge Viana (PT-AC), relator na Comissão do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: