segunda-feira, 18 de maio de 2015

Seca: Governo do RN institui Gabinete de Gestão Integrada de Recursos Hídricos


Foto: Rayane Mainara/Assecom RN
Diante da confirmação de mais um ano de seca no Nordeste, o governo do RN instituiu o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Recursos Hídricos, em reunião realizada na manha desta segunda-feira (18).
A entidade, explicou o governador Robinson Faria (PSD), terá importante papel para garantir a continuidade do abastecimento nas áreas mais afetadas pela estiagem.
As reuniões do gabinete serão semanais, com definição de metas de trabalho para 30, 60 e 90 dias, de acordo com a informação vinda do órgão de comunicação social do governo estadual.
No último dia 30 de janeiro, já havia sido lançado um plano de ações emergenciais para a área de recursos hídricos.
Agora, com o fim da estação das chuvas, foi definido um acompanhamento ainda mais próximo das ações. Participaram da reunião, os membros do Comitê de Gestão da Crise, que passam agora a integrar o GGI de Recursos Hídricos.
No momento, as prioridades de ações do governo do estado são para garantir o consumo humano, o que poderá a vir comprometer alguns sistemas de irrigação na agricultura familiar.
Ainda no encontro do Comitê, ficaram definidos a realização emergencial de uma obra de soleira de nível para melhorar a captação de água para abastecimento em Jardim de Piranhas, que servirá para garantir a manutenção do abastecimento de Caicó, e o aporte de recursos para a instalação de poços e pequenas adutoras em São Miguel, no Alto Oeste.
Nos próximos dias, o Governador Robinson Faria deverá receber, em Natal, a direção da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão hídrica no Bras
fonte do blog de pauta aberta

Nenhum comentário: