Frutos da LUTA do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
Fruto da luta incansável de trabalhadores e trabalhadoras rurais através de suas ações estratégicas como o 21º Grito da Terra Brasil, acontece nesta sexta-feira (29) o Ato de assinatura pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Governo de Rondônia dos contratos do Programa Mais Alimentos; Entrega de Títulos Rurais de Regularização Fundiária do Programa Terra Legal e veículos; Escrituras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)...
O Ato solene conta com a presença do presidente da CONTAG, Alberto Broch, do secretário de Política Agrária, do Ministro do MDA, Patrus Ananias, dirigentes sindicais de Rondônia, entre outros convidados que assim como todos e todas que fazem a luta do meio rural brasileiro compartilham esta importante conquista que visa a transformação de realidades de homens, mulheres, jovens, crianças, pessoas da 3ª Idade e Idosos(as) Rurais. “Este é sem dúvida nenhuma, um momento histórico para a agricultura familiar rondoniense. É a certeza que a CONTAG, Fetagro e sindicatos seguem no caminho certo quando reivindica junto aos governos Federal, Estadual e Municipal, os anseios de cada trabalhador e trabalhadora rural. Nem sempre conseguimos naquele momento que apresentamos a pauta junto aos representantes do poder público, porém de uma coisa temos certeza, gradativamente temos conquistados políticas públicas fundamentais para transformação do Campo, da Floresta e das Águas que queremos. Assim, prosseguiremos continuamente realizando nosso Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Festival da Juventude Rural, entre outras ações estratégicas que hoje já são responsáveis por mais de 80% das conquistas que temos no meio rural”, ressaltou o presidente da CONTAG, Alberto Broch.
Já o secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, destacou a necessidade dos Governos estarem atentos e abertos para responder a pauta dos agricultores (as) familiares. “Temos enfrentado muita burocracia e dificuldades para sermos atendidos (as) em nossas demandas, isso em nada nos desanima, pois de uma coisa temos certeza, vamos continuar na luta por cada direito dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, afirmou.
Em resposta o ministro do MDA, Patrus Ananias, afirmou estar sintonizado com as demandas do campo apresentadas para ele. “Reforçamos a importância da Agricultura Familiar e todos seus pontos de defesa: agroecologia, cooperativismo para agregação de valores e valorização da produção agrícola, por meio da agroindustrialização, entre outros”, destacou.
O ministro também defendeu a ampliação de debates com os diferentes movimentos sociais a partir das bases. Por fim, se comprometeu com as pautas apresentadas à ele.
Participam do encontro diversos trabalhadores (as) rurais, o presidente da Contag, Alberto Broch; o secretario de Politica Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier; presidente da Fetagro, Fabio Menezes que no Ato entregou e socializou a pauta de reivindicações de melhorias de vida e trabalho no campo, com demandas essenciais para a Agricultura Familair no Estado.
Ainda marcam presença: Deputado estadual Lazinho da Fetagro; delegado federal do MDA, Genair Capelini; Rede Terra sem Males; Coocaran; secretario estadual de agricultura, Evandro Padovano; coordenador nacional do Terra Legal, Sergio Lopes; presidente do PT Estadual Padre Ton; senador Waldir Raupp; secretaria municipal de agricultura Claudia de Jesus; e o diretor executivo da Emater Luiz Gomes.
|
FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG - Barack Fernandes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário