sábado, 30 de março de 2013

É HORA DE UNIÃO PARA SE ENCONTRAR A SOLUÇÃO
















fotos do blog de fernando a verdade

vamos pressionar os governantes do estado, pois isso é falta de compromisso com o sofrido rebanho da agricultura familiar - vamos se mobilizar e fazer um ato em frente a governadoria do RN.

ISSO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

POESIA DO DIA: RETRATO DA SECA NO SERTÃO NORDESTINO



 
 
 
 
 
 
 
 
 




 QUANDO É SECO NO NORDESTE
É TRISTE A SITUAÇÃO
CABOCLO CABRA DA PESTE
ENCHE DE TRISTEZA O CORAÇÃO
  VENDO A MULHER E OS FILHOS
PASSANDO PRECISÃO.

A PASSARADA NÃO CANTA
FICA TRISTE A VACÁRIA
SERTANEJO OLHA PARA O CÉU
E FAZ A SUA PROFECIA
MESMO QUE SEJA SECO
MAIS ELE AINDA CONFIA

quarta-feira, 27 de março de 2013

FETARN REÚNE DIRIGENTES NO PRIMEIRO CONSELHO DELIBERATIVO DE 2013.






Com a participação de cerca de 150 dirigentes sindicais, a primeira reunião do Conselho Deliberativo da FETARN iniciou hoje (26) em Natal, com a proposta de conduzir debates e traçar melhores caminhos para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
O presidente da FETARN Ambrósio Lins do Nascimento coordena a reunião que prevê uma pauta constante de avaliação do 11° Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; Situação de emergência no estado, com uma retrospectiva das ações realizadas e discussão sobre o panorama atual e as estratégias futuras a serem adotadas pelo MSTTR e ainda, Grito da Terra Rio Grande do Norte e Grito da Terra Brasil, oportunidade em que serão apresentadas as pautas de cobranças em relação as medidas adotadas pelos Governos.
A tarde consta na programação uma palestra sobre o Enquadramento do Empregado que Exerce Atividade Rural a ser ministrada pela assessoria da CONTAG. Já no último dia de atividade teremos a aprovação do Balanço Financeiro do Exercício de 2012 e finalizaremos com um debate sobre a manutenção dos Rurais na Previdência, onde trataremos sobre o Cadastro dos Rurais e os diversos gargalos no setor previdenciário.

O evento está sendo realizado no auditório do SINTE/RN localizado na Avenida Rio Branco – Centro da Capital
FONTE DO BLOG DA FETARN

Contribuição Sindical Rural 2013


Sai o Edital da Contribuição Sindical Rural 2013 - Click na imagem para ler o edital.
A contribuição Sindical é obrigatório para trabalhadores rurais segurados especiais assalariados ou que vivem em regime de economia familiar. As guias podem ser impressas no endereço eletrônico:  http://www.contag.org.br/arrecadacao/guias.php, fetarn.blogspot.com ou poderá ser encontrada na sede do sindicato do seu município

FONTE DO BLOG DA FETARN

SECA NO RIO GRANDE DO NORTE JÁ ATINGE 120 CIDADES


Produtores rurais do Rio Grande do Norte acreditam que vão levar anos para recuperar os prejuízos da estiagem que atinge cidades do interior do Estado. Mais de 120 municípios já foram afetados. A maioria das cidades registra índices de chuva abaixo da média. A previsão também não é otimista. Para o próximo semestre, são esperadas chuvas...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de março de 2013

VENDE-SE UM TERRENO NA ZONA RURAL DE ANGICOS/RN


VENDE-SE UM TERRENO, NA ZONA RURAL DE ANGICOS/RN, NA LOCALIDADE DOS ARISCOS DENOMINADO “SITIO VOLTA”.
O TERRENO TEM 16 HECTARES  COM 400 PÉS DE CAJUEIRO, DOIS CACIMBÕES, UM BARREIRO TAMBÉM ESTA CERCADO COM SETE FIOS DE ARRAME.
CONTATOS: (84) 3531-2244 / 9906-7050 / 9470-3324 –
FALAR COM NALDINHO
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Ato chama a atenção do governo para a situação de seca no Nordeste

Com a seca prejudicando milhares de famílias na região semiárida do Brasil, a população se mobiliza em busca de atenção do governo. A CONTAG, as Federações dos nove estados do Nordeste, Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, centrais sindicais (CUT e CTB), movimentos sociais, organizações da sociedade civil, famílias agricultoras e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com quase todos os bispos do Nordeste, se reuniram neste dia (20), em Recife – PE, para um ato de entrega de um documento denominado “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido – Uma contribuição da sociedade civil para a construção de políticas públicas” para autoridades governamentais e do Poder Legislativo nos níveis municipais, estadual e federal. O Ministério do Desenvolvimento Agrário também esteve presente, através de articulação da CONTAG, representado pelo coordendor de Convivência com o Semiárido, Jerônimo Souza.
O documento apresenta 88 diretrizes voltadas para ações preparatórias para as épocas de seca e desenvolvimento do campo. Essas diretrizes foram pensadas por aqueles que convivem ou estão ligados diretamente às situações geradas pela falta de água. Ele é também uma convocação para que os setores da sociedade e do governo não pensem na região semiárida apenas em tempos de seca.  
Para Alberto Broch, presidente da CONTAG, que compareceu ao ato, o assunto deve ser discutido e receber muita atenção do governo. “A seca deve ser tratada com muita seriedade, pois ela dá sinais de continuidade, podendo se estender por muito tempo, agravando a vida de quem vive no semiárido. Isso exigirá do governo medidas fortes de apoio às famílias”.
 O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, também esteve presente, representando a Confederação, e apoia a iniciativa. “Há uma previsão de que as dificuldades dos sertanejos continuarão. Por conta disso, a CONTAG, Federações e outros movimentos sindicais parceiros apresentam um conjunto de diretrizes para a tomada de providências, em prol de melhorias para amenizar os impactos. São medidas emergenciais e estruturantes, que vão desde manutenção dos programas sociais a uma maior intervenção para construção de poços, açudes, barragens, e avanços de obras para chegar água”, explica.

A secretária de Jovens Trabalhadores(as) Rurais, Elenice Anastácio, também representou a CONTAG, e opinou sobre as diretrizes propostas.“Nos não podemos mudar o fenômeno climático, então nos unimos para criar propostas para viver nesse espaço com dignidade. As propostas apresentadas vem sendo construídas ao longo dos anos, mas foram pouco valorizadas. Só se trata da convivência com o semiárido no momento da seca, agindo em cima da hora, quando e necessário investimento em políticas publicas de antecipação.Isso influencia a todas as pessoas do semiárido, especialmente no campo e principalmente a juventude, que quer renda e trabalho para sustentar sua família”, argumenta.
O objetivo de entregar o documento de diretrizes para os representantes do governo municipal, estadual e federal foi cumprido. A CONTAG faz uma boa avaliação do ato. "Esta é uma grande retomada das ações permanentes do semiárido", diz Alberto Broch, " A CONTAG fará parte da formação do quorum permanente do semiárido para a negociação e acompanhamento das ações aqui apresentadas", finaliza.

Assinam o documento: Arquidiocese de Olinda e Recife, CONTAG, Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura dos nove estados do Nordeste, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, CUT/PE, ASA Brasil, Cáritas NE2, Centro Sabiá, Instituto Cidadania do Nordeste, CPT e MST. O deputado Manoel Santos, de Pernambuco, apoia a iniciativa.



FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

PRESIDENTE DA CONTAG
ALBERTO BRUCH FALANDO DA IMPORTANCIA DESTE ATO
 PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS - IVANALDO ROGERIO
TAMBEM NO EVENTO
 RICARDO FREIRE - DO CEAAD/ASA POTIGUAR 
E IVANADO ROGERIO - PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS
PARTICIPANDO DO ATO EM PERNANBUCO
 PUBLICO PRESENTE
 PUBLICO PRESENTE
 TODOS UNIDOS NA ENTREGA DO DOCUMENTO DE 
CONVIVENCIA COM O SEMI ARIDO
CHAGAS DE CRISTO - 
PRESIDENTE DE UM STTR DO RN - 
CANTANDO NO ENCERRAMENTO FINAL

GOVERNO ESTUDA REPASSE DIRETO DA UNIÃO PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA


A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar novas medidas para o socorro às cidades nordestinas atingidas pela seca na próxima semana, disse há pouco a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Entre as medidas que deverão ser anunciadas em viagem de Dilma ao Nordeste, estão a liberação de mais recursos e o repasse direto do governo federal para as prefeituras.
“Provavelmente, na chegada da presidenta Dilma [da Itália], algumas medidas devem ser anunciadas. Poderão ser nas duas pontas: tanto de gestão, como de mais recursos. Isso tudo está subordinado às conversas que teremos ao longo do dia de hoje e à chegada da presidenta Dilma”, disse a ministra, durante o programa de rádio, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação.
De acordo com Ideli, parlamentares dos estados do Nordeste se reuniram nesta quarta feira (20) com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para relatar as dificuldades que os prefeitos estão tendo para obter os recursos repassados pelo governo federal para o enfrentamento da seca.
“O ministro da Integração Nacional está dizendo que uma das questões que eles [os prefeitos] mais estão reclamando é que os recursos, que foram repassados para os governos estaduais, estão tendo execução muito lenta, dificuldade para a perfuração dos poços e para a contratação dos caminhões-pipa”, relatou Ideli.

Segundo a ministra, uma das alternativas que podem ser adotadas pelo governo seria o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil. “É uma situação que temos que compensar, uma situação crítica de falta de água, para que os municípios tenham condição de enfrentar esse desastre natural”, reforçou Ideli.
 Fonte: Agência Bras
fonte do blog de carlos costa

MOBILIZAÇÃO DO GRITO DA SECA NA REGIÃO CENTRAL FOI UM SUCESSO



GOVERNO DO ESTADO NÃO APARECE NA FESTA DE SÃO JOSE ONDE OCORREU A MOBILIZAÇÃO DA SECA NA REGIÃO CENTRAL
Neste dia 19 de março, a região central do estado, se mobilizou e realizou uma mobilização da SECA, o local foi em angicos, na sede do STTR, onde foi feito um percurso, em algumas ruas da cidade, em seguida chegando ao centro da cidade, para acompanhar a missa, mais o governo do estado não apareceu, lemos em plena praça publica diante de milhares de devotos de são Jose a carta para ser entregue ao governo,MAIS A GOVERNADORA NÃO APARECEU, e a imprensa registrou tudo, a inter TV cabugi e a TV bandeirantes.
Agricultores protestaram contra o poder público, exigindo providências contra a seca. Com faixas que pediam ações “imediatas”, eles se posicionaram na frente do palco onde a missa era celebrada.
 O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte(Fetarn), Ambrósio Lins, afirmou que os prejuízos com a seca já passam dos R$ 4 bilhões. “São muitos prejuízos, rebanhos inteiros foram dizimados, plantações inteiras perdidas. E mesmo que hoje, dia de São José, comece a chover, não há como recuperar tudo isso”, disse.
 Os trabalhadores levaram uma carta para ser entregue à governadora Rosalba Ciarlini, mas ela não compareceu à missa. O documento propõe, dentre outras coisas, o abastecimento imediato e contínuo das 75 mil cisternas já construídas no estado; criação e implantação imediata de um programa de complemento de renda para todos os agricultores familiares atingidos pela estiagem; e a construção imediata das adutoras do Alto Oeste, Seridó e outras já projetadas; construção de mais 25 mil cisternas e construção dos açudes da pedra branca em angicos, açude são Vicente em Fernando pedroza e açude alivio em lajes.
A mobilização foi para reivindicar melhorias e emergência imediata para a agricultura familiar, pois estamos passando por uma grande seca e o governo do estado, esta um descaso com o homem do campo.
Estiveram presentes ao ato na saída do STTR, cerca de 150 pessoas da região central, vale do Açu e sérido, mais ao final o centro da cidade ficou cheio com mais de 3000 pessoas.  Onde foi lido e entregue aos governantes que estavam presentes e algumas cartas a imprensa, para publicação em jornal e na TV.




 MMC - ANGICOS

 CONCENTRAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO

 PREPARAÇÃO DA SAIDA PARA O PERCURSO DA MOBILIZAÇÃO

 FAIXAS DOS STTRs EM PROTESTOS

 SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE DA FETARN
EM DISCURSO COBRANDO 
MAIS RECURSO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO

 TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS

 CARTAZES EM PROTESTOS

 PROTESTOS

 MMC - PEDINDO MELHORIAS PARA A MULHER DO CAMPO

 MAIS PROTESTOS

 FAIXAS COM PROTESTOS AO GOVERNO DO ESTADO

 ASSOCIAÇAO RIACHO DO PRATO - COBRA FORRAGEM PARA
OS ANIMAIS 

 CARTAZES EM PROTESTOS

VARIOS CARTAZES EM PROTESTOS

 EMERGENCIA PARA A SECA

 AGRICUTORES PEDEM AÇÕES AO GOVERNO ROSALBA

 STTR DE LAJES TAMBEM COM FAIXAS EM PROTESTOS

 PRESIDENTE DO STTR DE LAJES - DONA MARIA
EM LUTA POR MAIS RECURSOS PARA A NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

 STTR DE ANGICOS COBRA PROVIDENCIA DE EMERGENCIA AOS 
GOVERNANTES DO ESTADO

 PROTESTOS

 PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS - IVANALDO ROGERIO
NA PASSEATA COBRANDO RECURSOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

 CHEGADA AO CENTRO DA CIDADE

 PRESIDENTE DA CUT/RN JOSE RODRIGUES
EM SUA FALA PEDINDO EXECUÇÃO DE BENEFICIOS
PARA MELHORAR A SITUAÇÃO DO HOMEM DO CAMPO

NA HORA DA LEITURA DA CARTA DAS REIVINDICAÇÕES DOS AGRICUTORES(AS)
GILBERTO  - ASSESSOR DA FETAN - LENDO DIANTE DA MULTIDÃO

segunda-feira, 18 de março de 2013

STTR DE ANGICOS REALIZA REUNIÃO E APRESENTA BALANÇO FINANCEIRO REFERENTE AO ANO DE 2012


Neste sabado, dia 16 de março, A DIRETORIA DO STTR de ANGICOS/RN, reuniu seus socios (as), para uma reunião para a apresentação do balanço financeiro do ano de 2012, estiveram presentes a contadora do referido STTR, a Srª: FRANCISCA NETA, que apresentou juntamente com a diretoria do STTR, que tem como seu presidente - IVANALDO ROGERIO, em seguida também foi falado sobre alguns pontos, um deles que foi muito debatido foi a questão da SECA, que vem se prolongando e acabando com a agricultura familiar.
o Presidente do STTR - IVANALDO ROGERIO - falou algumas verdades, referente ao governo do Estado, com a questão da SECA, pois o governo do RN, não esta ajudando a agricultura familiar, então precisamos nos unir, e convido a todos para participar de uma grande "MOBILIZAÇÃO DA SECA" QUE VAMOS FAZER DIA 19 DE MARÇO DE 2013, EM PLENA FESTA DE SÃO JOSE, APARTIR DAS 07:00 DA MANHA NO STTR, onde nós vamos percorrer ate o centro para nós entregar uma carta de reivindicações da agricultura familiar, para entregar ao governo do estado (falou IVANALDO ROGERIO).

Ao Final foi feito um sorteio para os socios e socias.

IVANALDO ROGERIO - PRESIDENTE DO STTR
ALMIR MEDEIROS - SECRETARIO DO STTR
FRANCISCA NETA - CONTADORA DO STTR

CONSELHO FISCAL AO LADO ESQUERDO 
A CONTADORA - FRANCISCA NETA
 APRESENTANDO O BALANÇO FINANCEIRO

PARTE DA DIRETORIA PRESENTE NA REUNIÃO

SOCIOS E SOCIAS NA REUNIÃO

IVANALDO ROGERIO - EM SUA FALA
COBRANDO RECURSOS DO GOVERNO DO ESTADO PARA AJUDAR 
O HOMEM DO CAMPO

PUBLICO PRESENTE

VIDAL JANUARIO  - ENTREGA SORTEIO A SOCIA

ALMIR MEDEIROS - ENTREGA SORTEIO A SOCIA
E TAMBEM É SUA MÃE

VICE-PRESIDENTE DO STTR - FRANCISCO FERREIRA - 
ENTREGA SORTEIO A SOCIA

SOCIA - RECEBE SORTEIO DE 
UM FILHO DE UM AGRICULTOR

IVANALDO ROGERIO  - 
ENTREGA SORTEIO A SOCIA