quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MDA debate papel feminino na agricultura familiar em encontro do Movimento de Mulheres Camponesas





MDA debate papel feminino na agricultura familiar em encontro do Movimento de Mulheres Camponesas

Foto: Rômulo Serpa/MDA

O reconhecimento do papel das agricultoras familiares na produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e em acordo com o meio ambiente foi enfatizado durante o segundo dia do 1º Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas. O evento segue até o dia 21 deste mês, no Parque da Cidade, em Brasília, e reúne mais de três mil lideranças, de 23 estados.
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Karla Hora, é muito importante o diálogo com o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC). “O movimento tem relevância na luta pelos direitos das mulheres rurais. A participação do ministério, além da divulgação de suas políticas públicas, envolve o apoio à mostra de produtos alimentícios e artesanais que valoriza e dá visibilidade ao trabalho produtivo das mulheres rurais”, explicou Karla, uma das palestrantes na plenária O Papel das  Mulheres na Agroecologia.
Em sua participação na plenária, Karla apontou os principais elementos em discussão na elaboração do Plano Nacional de Agroecologia, em curso. O encontro foi marcado pelo diálogo com o governo e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, além de outros ministros e parlamentares.
Autonomia 
Antonia Maria Rodrigues, 70 anos, é um exemplo de como o acesso às políticas públicas pode representar mais justiça e igualdade para as camponesas. Ex- presidente e atual tesoureira da Associação de Mulheres Camponesas de Riacho de Santana, na Bahia, ela começou com um grupo de sete amigas e, hoje, conta com mais de 50 mulheres na associação. ”No começo foi difícil, ninguém queria ajudar, mas depois que começamos a participar de oficinas e a aprender como lidar com os alimentos e  comercializar nossa produção, as mulheres começaram a se interessar”, lembra.
Atualmente, além de produtos alimentícios, Antônia e suas colegas produzem artesanato, que vendem em feiras nos municípios próximos. Ela participa de diversos programas do governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e destaca a importância do Programa Nacional de Documentação  da Trabalhadora Rural (PNDTR), que permitiu que elas criassem a associação.
O público do encontro também reúne camponesas que começam a descobrir as vantagens de trabalhar em grupo, como Dona Valdivina Paes, de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, que diz que apesar dos 65 anos de vida, sente que nasceu  de novo há cinco anos, quando conheceu o Movimento de Mulheres Camponesas. “Sempre vivi na roça e até os 35 anos nunca tinha ido a uma cidade grande. Agora estou aqui aprendendo com minhas companheiras. Quero aprender cada vez mais e sei que isto vai me fazer melhorar de vida”, afirmou. 

fonte do MMC

Nenhum comentário: