sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FETARN participa de Reunião na Regional Nordeste sobre as Ações de Enfrentamento dos Efeitos da Estiagem



Discutir diretrizes de convivência com o semiárido, na perspectiva de subsidiar a construção de uma política estruturadora, que garanta vida digna para as famílias dessa região. Esse foi o objetivo de um encontro promovido ontem (14/02), na capital pernambucana, pelas Fetag´s do NE, CONTAG  e Arquidiocese de Olinda e Recife. A atividade reuniu instituições da sociedade civil e movimentos sociais e sindical. A proposta é que esse documento seja apresentado aos governos federal e dos estados do Nordeste, no dia 20 de março.
“O mais importante, neste momento, é que estamos reunindo propostas de organizações e movimentos que têm experiências acumuladas no semiárido, não estamos começando do zero. Na verdade, é hora de reafirmarmos algumas proposições que já vêm sendo apresentadas pela sociedade civil ao longo dos anos, e discutirmos alguns acréscimos necessários, já que estamos trabalhando na perspectiva de um desenvolvimento sustentável para a região”, declarou o Diretor da FETARN, Assis Araújo.
Para o padre Josenildo Tavares, que representou a Arquidiocese de Olinda e Recife, é importante que a Igreja esteja junto da sociedade, ouvindo os seus clamores. “Temos a missão de cuidar da vida e, por isso, não podemos deixar que nenhuma das suas dimensões esteja em risco”, afirmou.
No documento, foram debatidos eixos como democratização do acesso à água, educação contextualizada, reforma agrária, assistência técnica, soberania e segurança alimentar e nutricional e meio ambiente. No entanto, os debates não deixaram de lado questões mais emergenciais, como reivindicações relacionadas à anistia das dívidas dos agricultores e agricultoras familiares e ao acesso desses a novos créditos, entre outras, comenta o Assessor Sindical, Marcos George.
FONTE DO BLOG DA FETARN

Nenhum comentário: