segunda-feira, 1 de julho de 2013

Parceria entre Incra e BB aprimora informações fundiárias e imprime mais segurança a operações de crédito rural

As informações contidas na base de dados fundiários do Incra passarão a ser compartilhadas pelo Banco do Brasil (BB). Essa possibilidade de acesso foi aberta a partir da assinatura, nesta segunda-feira (1º), em Brasília, de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O ato ocorreu durante o lançamento das ações do Banco do Brasil para o Plano Safra 2013/2014.01 07 guedes plano safra bb

Com isso, além da oportunidade de aprimorar os instrumentos de gestão fundiária desenvolvidos pela autarquia, será garantida maior segurança às operações de crédito rural realizadas pelo banco.

A parceria inclui acesso da instituição financeira ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e ao Acervo Fundiário Digital, que abrangem as informações cadastrais e os polígonos georreferenciados de imóveis rurais. A cooperação prevê, ainda, a instalação, em agências do Banco do Brasil, de estações da Rede Incra de Bases Comunitárias (Ribac), receptoras do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e que disponibilizam dados indispensáveis para os serviços de georreferenciamento e certificação de propriedades rurais.

“A sinergia contida nesse memorando de entendimento é uma ação prática de extrema importância para a nação brasileira. A disponibilização desse instrumento vai contribuir para que prosperem ainda mais essa parceria”, enfatizou o diretor de Agronegócios do BB, Clênio Teribele.

O presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, destacou que a parceria sinaliza novos desafios assumidos pela direção da autarquia , entre eles, o de ampliar a visão além do trabalho desempenhado na política de reforma agrária. Segundo explicou, essa nova abordagem faz parte do conceito de governança fundiária introduzido no Brasil pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano, que busca assegurar ao País conhecer sua malha fundiária e com isso dar mais segurança ao produtor, ao investidor e melhor direcionamento no uso e ocupação do solo.

O diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Torsiano, reitera que a autarquia dispõe de ferramentas importantes para auxiliar a instituição financeira em suas operações. O acesso ao Acervo Fundiário Digital permite, por exemplo, verificar se a área a ser financiada não incide sobre terras indígenas, unidades de conservação, entre outras.

Cooperações

Trata-se do primeiro acordo deste tipo firmado com uma instituição financeira. Segundo Guedes, a mesma possibilidade está aberta a outras instituições que também operem o crédito agrícola. O estreitamento de laços com parceiros estratégicos é uma das principais ações conduzidas pela direção do Instituto. Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público da União estão entre as instituições com as quais o Incra já ampliou a cooperação para acesso a dados fundiários geridos pela autarquia.

Na cooperação firmada com o Banco do Brasil, não há custos para as partes ou transferência de recursos. A vigência será de 24 meses, a contar da data de publicação do extrato no Diário Oficial da União.

Nenhum comentário: