sábado, 12 de janeiro de 2013

Ministro debate ações em benefício da agricultura familiar com o diretor-geral da FAO



Ministro debate ações em benefício da agricultura familiar com o diretor-geral da FAO

Foto: David Alves/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (9), com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva. O encontro tratou de assuntos como as mudanças no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para a juventude e a pobreza rural, que reduziu as taxas de juros de 5% para 2%. 
De acordo com o ministro, a medida assegura aos jovens rurais entre 18 e 29 anos e às famílias de agricultores em situação de pobreza juros de 1% e 0,5%, respectivamente. “Para esses jovens é a garantia de melhores condições de desenvolvimento, produção e comercialização”, enfatizou Pepe. O ministro lembrou que cerca de 1/3 dos beneficiários do PNCF são jovens. 
Graziano ressaltou as ações da FAO desempenhadas na África, como o apoio na compras de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, semelhante ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e reiterou o auxílio aos programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Fico contente em saber desta revitalização do crédito fundiário, muito importante para a sucessão rural, para a permanência dos jovens no campo", externou. 
Mais Alimentos O diretor-geral da FAO citou, ainda, o Mais Alimentos, classificando-o como um dos programas de crédito que, em breve, vai possibilitar a mecanização em diversos países africanos, aumentando a produtividade e a renda e melhorando as condições de trabalho dos agricultores familiares. 
José Graziano também agradeceu ao ministro pela participação na 39ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da FAO, no mês de outubro, em Roma, na Itália. E convidou o ministro para que participe da Conferência da FAO, que será realizada em junho deste ano, novamente na capital italiana. 

Nenhum comentário: