quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cenoura: o colorido saudável

FOTO: Kata Szikora

Com sabor adocicado e cor viva, a cenoura é uma opção boa e barata tanto para dar mais sabor quanto para decorar saladas e diversos outros pratos, quentes ou frios. Pode ser consumida crua ou cozida, sendo recomendado o cozimento a vapor para não perder nutrientes importantes, que, aliás, são muitos.
Os benefícios da cenoura agem não só dentro do organismo, refletindo fora também, deixando a pele e os cabelos com aspecto saudável. Internamente, ela colabora no aumento da imunidade, controle do colesterol, é boa para a visão e ajuda a prevenir o câncer.
Por conter iodo, a cenoura é muito importante para a glândula tireóide, responsável pelo melhor funcionamento de todas outras glândulas e ligada ao metabolismo do corpo.

Cultivo e comercialização de cenoura

Os maiores produtores de cenoura no Brasil são os estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Além do consumo in natura, é utilizada como matéria-prima para indústrias processadoras de alimentos, que a comercializam na forma de minimamente processada (minicenouras, cubos, ralada, em rodelas) ou processada na forma de seleta de legumes, alimentos infantis e sopas instantâneas.

Cenoura garante o bronze!

Quem gosta de pegar uma cor deve incluir muita cenoura na alimentação. O betacaroteno (a substância que dá a cor alaranjada ao legume), ao chegar ao nosso organismo, é convertido em vitamina A, que por sua vez ajuda a sintetizar mais facilmente a melanina presente na pele, corando mais facilmente. E depois, o bronzeado ainda fica por mais tempo e a pele fica hidratada. Mas lembre-se: não deixe de usar filtro solar quando for pegar sol.
Um suco pode ser feito para aproveitar bem as vitaminas da cenoura e de outros alimentos.  Recomenda-se o uso de centrífuga, para o melhor aproveitamento dos nutrientes.

Prato popular

Que tal um bolo de cenoura para o café da manhã ou para o lanche da tarde? Veja uma receita prática deste quitute:

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher sopa rasa de fermento
4 ovos
2 cenouras
3/4 xícara de óleo
Farinha e manteiga para untar

Modo de preparo:
Pré-aquecer o forno a 200º graus. Misturar a farinha, o açúcar e o fermento e reservar. No liquidificador, bater os ovos, a cenoura (em rodelas e descascada) e o óleo, até ficar homogêneo. Misturar na tigela dos ingredientes secos. Mexer bem e colocar em forma de furo untada e enfarinhada. Levar ao forno por aproximadamente por 45 minutos.
Dica: Para ficar mais gostoso, você pode finalizar com uma cobertura de chocolate, uma combinação famosa que muita gente gosta.
Receita via http://tudogostoso.uol.com.br

Nenhum comentário: