quarta-feira, 21 de setembro de 2011

UFERSA AGRADECE

Agradecemos aos que participaram do Encontro objetivando firmar parcerias para as ações do PET Conexões Comunidades do Campo para os cursos de Ciência e Tecnologia, Sistemas de Informação e Computação da UFERSA Campus de Angicos. Segue abaixo matéria da ASSECOM UFERSA PROEC.
PRESIDENTE DO STTR DE ANGICOS, O Sr. IVANALDO ROGERIO, ESTEVE PRESENTE NESTE ENCONTRO, PARA  DISCUTIR SOBRE ESTE ASSUNTO.
PET Conexões discute políticas públicas para inclusão social
Estudantes, professores e parceiros da UFERSA Angicos tiveram a oportunidade de discutir a inclusão social por meio do Encontro de Parceiros, promovido pelo PET Conexões do Campo, com a palestra do professor do IF-RN, Hugo Manso. Durante um pouco mais de uma hora, o professor convidado trouxe a tona algumas reflexões sobre Pobreza rural desenvolvimento e políticas públicas: desafios e alternativas. Atualmente, o PET Conexões do Campo conta como parceiros a Emater, a Secretaria de Educação de Angicos, a 8° Dired e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angicos.
Para Hugo Manso só recentemente o país começou a tratar a pobreza com alternativas para a inclusão social. “O Brasil é hoje um país diferente, não vê a pobreza como uma fatalidade, coisa do acaso. Hoje, o país conta com políticas públicas que contribuem para a reversão da pobreza”, frisou o professor, citando como exemplo, a expansão dos Institutos Federais e as universidades.
As baixas taxas de juros, segundo o professor, tem contribuído para o aumento de créditos entre os produtores da agricultura familiar. Hugo Manso, alertou os estudantes da UFERSA Angicos para a importância da conquista do curso universitário, afirmando que eles precisam despertar para o potencial da região.
Sobre a a chegada da UFERSA em Angicos, o professor não tem dúvidas sobre a importância da instituição para o desenvolvimento do município, embora lamentou o pequeno número de estudantes provenientes do município. Numa platéia de mais de 60 pessoas, apenas um estudante nativo de Angicos. Para Hugo Manso, a Universidade precisa discutir e reverter essa situação. “É dever da UFERSA dialogar com a região”, provocou.
O professor Hugo Manso também cobrou a participação dos docentes com trabalhos e pesquisas voltadas para o desenvolvimento da região do semiárido, envolvendo os estudantes e as entidades representativas não apenas de Angicos, como também dos municípios circunvizinhos. “O potencial natural da região precisa ser melhor aproveitando e o papel dos doutores da UFERSA é de grande importância para esse desenvolvimento”, acredita Hugo Manso.
O PET Conexões é um programa que busca articular as políticas públicas existentes, contribuindo para o acesso e a permanência dos estudantes na universidade. “A nossa proposta é envolver os estudantes em ações de pesquisa e de extensão, do ponto de vista social,e técnico-científico”, explica a tutora do PET Conexões Campo, professora Ady Canário.

Nenhum comentário: