segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Agricultura familiar na pauta de reunião do Brics
Além da discussão sobre desenvolvimento sustentável, o presidente da Contag pediu o fim do embargo russo à carne brasileira

A semana passada aconteceu a terceira mesa-redonda da sociedade civil dos Brics, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e pela Câmara Cívica da Federação Russa, em Moscou – Rússia. Na pauta os conselheiros do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul (Brics) debateram compromissos sobre desenvolvimento sustentável que serão apresentados na Conferência Rio + 20, que acontece no Brasil em 2012.

O presidente da Contag, Alberto Broch é um dos conselheiros que representou o Brasil na reunião. Esta é a terceira vez que a sociedade civil do Brics se reúne e na ocasião debateram a necessidade de mais fomento entre cooperação de Brasil e Rússia, no que tange Ciência, Tecnologia e Inovação.

Agricultura familiar

O dirigente da Contag honrou a representação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura com uma apresentação das experiências do Brasil em políticas públicas para a agricultura familiar. Durante sua exposição Broch pediu o fim do embargo russo à carne brasileiro, especialmente à carne suína. “A agricultura familiar é responsável por 60% da produção de suínos no Brasil e esse embargo já prejudicou muito o mercado interno e externo e conseqüentemente os produtores”, explica.

O sindicalista também falou sobre o papel da produção da agricultura familiar na manutenção e na garantia da segurança e soberania alimentar valendo-se dos dados do último Censo Agropecuário Brasileiro, em que mostra que 70% dos alimentos produzidos no Brasil provêm da agricultura familiar.

Cooperação
Durante a mesa redonda os representantes dos países firmaram um compromisso de cooperação para realização de reuniões anuais para discussão dos principais temas da agenda global: o novo paradigma de desenvolvimento e o novo modelo de governança global.

O documento final com as recomendações para formulação de posições nacionais para Rio + 20 foi finalizado e deve ser encaminhado para os governos de cada um dos países. A próxima reunião entre os integrantes do grupo Brics será realizada no mês junho de 2012, no Brasil, antes da Rio +20.

Nenhum comentário: