sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sucessão rural em pauta na Câmara
Iniciativa inédita da Câmara discute pela primeira vez a permanência do jovem no campo e a continuidade da Agricultura Familiar

Aconteceu nessa quarta-feira, 31, na Câmara dos Deputados o primeiro Seminário Nacional da Juventude Rural, organizado e coordenado pela própria casa, em uma iniciativa inédita para debater os temas que constantemente a Juventude Rural pauta o governo. A secretária de Jovens da Contag, Elenice Anastácio foi uma das debatedoras.

Coordenadores (as) e dirigentes de jovens da Contag também participaram do evento que foi coordenado pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS). Para Elenice Anastácio, a iniciativa é louvável, mas não pode parar por aqui. “As discussões precisam continuar e os projetos apresentados pela juventude prescindem de mais atenção do Estado”, considera a dirigente.

Durante a abertura o deputado Elvino Bohn Gass disse que a juventude é uma categoria chave para a continuidade da agricultura familiar. O deputado defendeu a necessidade de transformar as necessidades dos jovens em políticas públicas “antes dessa chaga arder tardiamente na consciência da sociedade”, referiu Bohn Gass à interrupção da sucessão rural.

A secretária nacional da Juventude Rural, Severine Macedo, disse que iniciativas como essa do Seminário precisam ser mais freqüentes para que as demandas da juventude rural sejam transformadas em políticas públicas.

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-PR), também participou da abertura e defendeu o acesso dos jovens rurais às políticas públicas que o meio urbano tem acesso como educação e saúde. E, ainda disse que o Brasil precisa de uma política de distribuição de terra e de sucessão rural adequada a realidade brasileira.

Nenhum comentário: