quinta-feira, 8 de março de 2012

FETAGS DO NORDESTE REALIZAM ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Várias Federações dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) da região Nordeste programaram atividades, como marchas, cavalgadas e seminários, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e reivindicar políticas públicas que garantam melhores condições de vida e o combate à violência. Seguem abaixo o resumo das ações programadas:
Alagoas – Acontecerão em 8 de março marchas nos municípios de Pão de Açúcar e São Sebastião, onde serão apresentadas as reivindicações e conquistas das mulheres. No mesmo dia, ocorrerá a cavalgada das mulheres em Pindoba. Em Coité do Noia, haverá no dia 14 palestra sobre a saúde da mulher, na sede do sindicato. Outras cidades programaram palestras e festividades na mesma data.
Em cada regional acontecerá uma caminhada com ato público, onde as mulheres farão suas reivindicações e entrega da pauta. Também serão realizadas palestras com o tema “Terra, Água e Agroecologia”.
Ceará – Em 1º. de março houve a inauguração do Quintal Produtivo das Margaridas, em Fortaleza. Em vários dias foram realizados seminários em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nos municípios de Crato, Campos Sales e Várzea Grande.
No dia 8, acontecerá um ato público nas ruas da Regional da FETRAECE no Sertão Central, onde 14 municípios reunirão cerca de 600 mulheres que caminharão nas ruas que Quixadá com faixas, cartazes e será realizada uma audiência pública. Em Fortaleza, ocorrerá um ato unificado de todos os segmentos de mulheres do Ceará, na Praça do Ferreira. Em São Benedito, Mobilização das Mulheres promovido pelo STTR local. Em Ibiapina, Mobilização das Mulheres da Serra. Em Crato, mais de 1.000 mulheres participarão do ato público na Regional do Cariri, com foco central na violência contra as mulheres.
Em 9 de março será realizado ato público nas ruas da Regional da FETRAECE em Itapipoca, reunindo 700 mulheres de 18 municípios que caminharão nas ruas com faixas, cartazes e farão uma pauta de reivindicação. Nos dias 13 e 14, haverá o seminário em Sobral “As Margaridas continuam em Marcha” com a participação de mulheres dos coletivos de mulheres de 38 STTRs. Em 21 de março, em Russas, acontecerá ato público nas ruas da Regional da FETRAECE no Vale do Jaguaribe, onde reunirá cerca de 500 mulheres de 20 municípios que caminharão pelas ruas com faixas, cartazes e negociarão uma pauta de reivindicação.
Já em 22 de março, Fortaleza sediará oficina do projeto “Força da Mulher”. Em 28, está programado o seminário “As mulheres e a relação com a Terra, Água e Agroecologia”. Em Jaguaribe, no dia 30, acontecerá o seminário “Mulher – Autonomia, Igualdade e Liberdade”, além da criação do Coletivo de Mulheres do STTR.
Paraíba – Em 8 de março, o município de Esperança sediará a III Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. São esperadas mais de 1.500 mulheres da região da Borborema.
Pernambuco – Em 8 de março, o STTR de Oboró realizará a homenagem às mulheres juntamente com a comemoração dos 50 anos de fundação da entidade.
Rio Grande do Norte – No dia 8, estão programadas Marchas Municipais das Margaridas em Carnaubais, Acari e Nova Cruz. No dia 9, Seminário Temático sobre Previdência Social e Pronaf em Coronel Ezequiel. Em 11, 18 e 30 de março acontecerão assembleias de prestação de contas com lanche, sorteio de brindes e falas políticas em Monte Alegre, Macaíba e Lagoa Salgada, respectivamente. Ainda no dia 30, acontecerá a Marcha Municipal das Margaridas em Afonso Bezerra.
Sergipe – No dia 8, haverá caminhada contra a violência, saindo da Praça Santa Izabel até a Praça Fausto Cardoso.

Nenhum comentário: