quinta-feira, 8 de março de 2012

CONFERÊNCIA DEBATE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA A REFORMA AGRÁRIA E AGROECOLOGIA

A 1ª. Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (1ª. CNATER) foi iniciada nesta quarta-feira (7 de março), no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília. O evento reúne representantes do governo e da sociedade civil, de forma paritária, para apontar diretrizes para a construção do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PRONATER).
A CONTAG está representada pelo secretário de Política Agrária, Willian Clementino, e pela assessoria. Além disso, estão participando alguns representantes das Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e prestadores de serviço de ATER do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Nesta tarde, aconteceu um painel que tratou dos desafios e perspectivas da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER), Lei de ATER e a Assessoria Técnica Social e Ambiental na Reforma Agrária. Ao iniciar a exposição, Willian provocou uma reflexão entre os participantes quanto aos dois projetos de desenvolvimento que estão em disputa atualmente no país. “Qual o projeto que nós estamos defendendo? Estamos defendendo o desenvolvimento rural sustentável ou o agronegócio e o uso do agrotóxico? Nós vemos claramente os movimentos sociais nessa disputa e estamos ganhando aliados nessa luta, principalmente na questão da reforma agrária”, reflete.
O dirigente também criticou a forma como o Pronaf está sendo empregado atualmente. “Ele está sendo usado como uma estratégia para fortalecer o uso de agrotóxico. Precisamos redefinir o papel da assistência técnica, pois assim não conseguiremos avançar na política de agroecologia”, denuncia.
Para Willian, é necessário ter uma ATER que promova o desenvolvimento da família e da produção, pensando na agregação de valor para que consigam comercializar e garantir qualidade de vida no campo.
A 1ª. CNATER, que acontece de 7 a 9 de março, está sendo organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e presidida pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Nenhum comentário: